Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Grupo A

Equador enfrenta a Costa Rica para fazer história

O Equador faz nesta quinta-feira, contra a Costa Rica, às 10h (de Brasília), no Fifa World Cup Stadium de Hamburgo, a partida mais importante da sua história. Candidata a ser uma das surpresas da Copa do Mundo depois de bater a Polônia por 2 a 0 na estréia, a seleção da América do Sul precisa de uma simples vitória para alcançar as oitavas-de-final logo em sua segunda participação no torneio.

Já os costarriquenhos tentam se manter vivos depois da derrota por 4 a 2 para a Alemanha e repetir o feito de 1990, quando chegaram à segunda fase, mas acabaram batidos pela extinta Tchecoeslováquia. Um empate mantém as seleções com chances e leva a decisão do Grupo A para a rodada final, marcada para o dia 20.

Apesar do bom momento e da oportunidade de apagar a eliminação logo na primeira fase em 2002, o Equador prega humildade e respeito ao adversário, sobretudo pela presença do atacante Paulo Wanchope, autor dos dois gols diante dos alemães.

- Há três dias, ninguém dava nada pelo Equador. Agora, dizem que precisamos passar por cima deles. Não é assim. A Costa Rica é uma grande seleção, tem um grande jogador no ataque e por isso está na Copa - ressalta o técnico colombiano Luis Fernando Suárez que, apesar do mistério, deve manter a mesma escalação da estréia.

A mesma cautela tem o brasileiro naturalizado costarriquenho Alexandre Guimarães. Em campo, o treinador perdeu para o restante do torneio o lateral-direito Martínez, com um problema no joelho esquerdo. O substituto dele será Drummond, utilizado no segundo tempo do confronto de abertura do Mundial.

- O Equador é uma equipe muito bem treinada, que durante 12 anos seguiu uma filosofia de jogo. Não é um time que pressione na frente. Eles sabem muito bem que o empate não é um mau resultado, e temos de ser extremamente inteligentes - afirma Guimarães.

EQUADOR x COSTA RICA

Local: Fifa World Cup Stadium, em Hamburgo Horário: 10h (de Brasília)Árbitro: Coffi Codjia (Benim)Auxiliares: Celestin Ntagungira (Ruanda) e Aboudou Aderodjou (Benim).

EQUADOR - Mora, De la Cruz, Ivan Hurtado, Espinoza e Reasco; Castillo, Edwin Tenório, Méndez e Valencia; Carlos Tenorio e Delgado. Técnico: Luis Fernando Suárez

COSTA RICA - Porras, Sequeira, Umaña e Marin; Drummond, Solís, Fonseca, Centeno e Leonardo González; Ronald Gómez e Wanchope. Técnico: Alexandre Guimarães

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.