• Carregando...

Felipão prometeu e cumpriu. Com uma vitória por 1 a 0 sobre a Holanda, a seleção de Portugal está classificada para as quartas-de-final da Copa do Mundo e vai enfrentar a Inglaterra dia 1º de junho, sábado, às 12h (horário de Brasília), em Gelsenkirchen. Maniche fez o gol, aos 22 minutos da primeira etapa. O jogo foi marcado pelo nervosismo e pelo alto número de cartões. Foram 12 amarelos e quatro vermelhos. O resultado aumenta para 11 o recorde de vitórias consecutivas do treinador brasileiro em Copas do Mundo.

A primeira grande oportunidade foi da Holanda, com Van Bommel, a um minuto de jogo, chutando rente à trave direita de Ricardo. As duas equipes marcavam forte e quem sentiu na pele foi Cristiano Ronaldo, atingido de maneira desleal por Boulahrouz, que levou cartão amarelo. Mais tarde, o atacante português sairia de campo chorando por causa da contusão.

O jogo seguia bastante equilibrado quando, aos 22, Deco avançou pela direita e cruzou para a área. Pauleta dominou e ajeitou para Maniche, que se livrou da marcação e chutou no ângulo, sem chance para Van der Sar: 1 a 0. A Laranja quase empatou aos 37. Van Persie fez um carnaval pela ponta direita, chutou cruzado, e a bola passou muito perto da trave. Faltando um minuto para o intervalo, Portugal ficou com um jogador a menos em campo: Costinha pôs a mão na bola e, como já havia recebido cartão amarelo, foi expulso. No último lance de perigo da primeira etapa, Pauleta girou bonito na grande área, chutou para rasteiro e Van der Sar salvou com o pé.

O segundo tempo começou com um bombardeio holandês. Logo aos três minutos, Cocu aproveitou a bola mal rebatida pela zaga e carimbou o travessão. Aos cinco, Van Bommel bateu cruzado e Ricardo botou para escanteio. O jogo, que já era nervoso, ficou ainda mais tumultuado após a expulsão de Boulahrouz, que atingiu o rosto de Figo com o cotovelo. Faltou pouco para os jogadores das duas seleções chegarem às vias de fato após o lance. A tensão aumentava a cada minuto. Aos 28, Deco fez falta feia por trás em Heitinga e, em seguida, Van der Vaart agrediu Petit com um empurrão. Aos 32, Deco segurou a bola para impedir a cobrança de falta e também levou cartão vermelho.

A grande chance holandesa de levar o jogo para a prorrogação foi desperdiçada por Kuyt, aos 34, cara a cara com Ricardo. A Holanda ainda pressionou nos minutos finais, mas Portugal conseguiu segurar o resultado.

PORTUGAL 1 x 0 HOLANDA

Local: Franken Stadium, em NurembergHorário: 16h (de Brasília)Árbitro: Valentín Ivanov (Rússia) Assistentes: Nikolay Golubev (Rússia) e Evgueni Volnin (Rússia)

Cartões amarelos: Van Bommel, Boulahrouz, Van Bronckhorst, Sneijder, Van der Vaart (Holanda) Maniche, Costinha, Petit, Figo, Deco, Ricardo, Nuno Valente (Portugal)Cartões vermelhos: Costinha, Deco (Portugal), Boulahrouz, Van Bronckhorst (Holanda)Gol: Maniche, aos 22 minutos do primeiro tempo;

PORTUGAL - Ricardo; Miguel, Fernando Meira, Ricardo Carvalho e Nuno Valente; Costinha, Maniche, Luis Figo (Tiago), e Deco; Cristiano Ronaldo (Simão) e Pauleta (Petit). Técnico: Luiz Felipe Scolari

HOLANDA - Van der Sar; Boulahrouz, Ooijer, Mathijsen (Van der Vaart) e Van Bronckhorst; Van Bommel (Heitinga), Sneijder, Cocu (Hesselink) e Van Persie; Kuyt e Robben. Técnico: Marco van Basten

Acompanhe um show de imagens da vitória de Portugal e os melhores lances da Copa 2006

Felipão admite que faltou "fair play" na vitoria de Portugal

Figo exalta caráter da equipe portuguesa

Recorde de expulsões em Portugal x Holanda

Felipão segue quebrando recordes e conquistando admiradores

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]