• Carregando...

O Instituto Aço Brasil afirmou que o consumo aparente de aço alcançará 24,98 milhões de toneladas neste ano, com expansão de 34,5% em relação a 2009. A projeção feita pelo instituto engloba tanto as vendas para o mercado doméstico quanto as importações de empresas siderúrgicas.

Segundo Marco Polo de Mello Lopes, presidente-executivo do instituto, o crescimento em 2010 segue impulsionado pelo aumento da demanda e pelas medidas do primeiro semestre que beneficiaram indústrias consumidoras, como automobilística e bens de capital (máquinas e equipamentos).

O instituto prevê um aumento de vendas de 29,1% em 2010, com um total de 21,1 milhões de toneladas. A importação de aço também baterá recorde, com alta de 78% e um total de 4,15 milhão de toneladas. De acordo com o instituto, a importação foi influenciada pelo preço baixo do produto chinês e também por um movimento de especulação, causado por distribuidoras que compraram aço barato no exterior.

Segundo Mello Lopes, o setor siderúrgico ainda está aprendendo a lidar com o novo cenário de reajuste trimestral do preço do minério de ferro, que já teve alta de até 100% neste ano.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]