• Carregando...

A crise financeira internacional teve fortes impactos no consumo brasileiro de eletricidade em dezembro. Segundo dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a carga de energia que circulou no Sistema Interligado Nacional este mês foi de 49 428 mil megawatts (MW) médios, o que representa um valor 3,1% inferior ao registrado no mesmo período do ano passado. Em relação a novembro deste ano, a queda é de 5,6%. Porém, no acumulado de 2008, o dado ainda apresenta crescimento de 2,8%, impulsionado pelo bom desempenho do início do ano.

Segundo os técnicos do ONS, a queda no último mês é reflexo da retração na produção de bens industriais, que culminou em férias coletivas e suspensão de atividades em diversos setores, como siderurgia e automobilístico. "Os segmentos industriais de siderurgia, ferro-ligas, extrativa e as montadoras de veículos são os que têm se mostrado mais propensos às reduções da demanda de energia junto às empresas do setor elétrico. As paralisações temporárias e a antecipação de férias coletivas são os sintomas imediatos", avalia o ONS, em seu Boletim de Carga Mensal.

Regiões

A maior queda ocorreu na região Sudeste (5,1%, na comparação com dezembro de 2007), justamente por causa das férias coletivas. Pelo mesmo motivo, a região Nordeste, apresentou retração de 1 7%.

Já as regiões Sul e Norte registraram crescimento na demanda de energia, de 0,2% e 3,7%, respectivamente. Nesse caso, os técnicos do ONS acreditam que a alta deveu-se à manutenção do ritmo de atividades de consumidores eletrointensivos da região.

Na comparação com novembro de 2008, porém, todos as regiões apresentaram variações negativas. Segundo o operador do sistema, as baixas temperaturas no País também contribuíram para retrair o consumo de energia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]