i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Oferta e demanda

Consumo de milho pela avicultura deve ir a 32 milhões de toneladas

  • PorDa redação com Agência Estado
  • 03/09/2008 21:42

A avicultura brasileira deve consumir cerca de 32 milhões de toneladas de milho em 2009, calculou ontem o presidente da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frango (Abef), Francisco Turra. Em 2008, a necessidade do setor está estimada em 25 milhões de toneladas. "Precisamos sensibilizar os governos estaduais e o federal de que o cereal é estratégico", disse Turra, que participou ontem do fórum sobre o cenário mundial de alimentos dentro da programação da 31ª Exposição Internacional de Animais, Máquinas, Implementos e Produtos Agropecuários (Expointer), em Esteio (RS).

A produção de suínos deve consumir entre 11 milhões e 12 milhões de toneladas de milho no próximo ano, um número semelhante ao de 2008, analisou o presidente da Associação Brasileira dos Criadores (ABCS), Rubens Valentini, que também participou do evento. Para o dirigente, o consumo das granjas não deve registrar mudanças até a metade do próximo ano, por causa da duração do ciclo de desenvolvimento dos animais. Depois deste período, é possível que a ampliação do número de matrizes resulte em maior necessidade de milho.

Mesmo assim, o abastecimento do cereal pode representar uma preocupação, considerou Valentini. Ele avaliou que o plantio de soja apresenta mais vantagens na próxima safra. O milho tem poucos financiadores privados, ao contrário da soja. O presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho), Odacir Klein, pediu a realização de um fórum entre agricultores e os principais consumidores para planejar a safra.

Paraná

Domingos Martins, presidente do Sindiavipar, avalia que os estoques nacionais estão de forma mais confortável comparado ao cenário da passagem da outra safra e que agora a oferta vai depender do crescimento da avicultura. "Quem vai ditar esse crescimento são os preços das commodities, do milho e da soja. A nossa perspectiva é de que a avicultura cresça cerca de 12% neste ano aqui no Paraná e para este cenário a expectativa é de que não haja falta de oferta do insumo."

O estado é o maior produtor de frango do país. O abate acumulado entre janeiro e julho soma 710.381.502 cabeças.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.