• Carregando...

O desconto que vinha sendo aplicado nas contas de luz dos paranaenses desde o ano passado deixou de vigorar no dia 24 de julho, informou Ronald Ravedutti, presidente da Companhia Paranaense de Energia (Copel), nesta quinta-feira (8). Isso significa que os consumidores já estão pagando mais caro pela energia. Com o fim do desconto, de 12,98%, e com o reajuste de 2,46% autorizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) no mês passado, a conta aumenta em 15%.

O desconto neutralizava os efeitos do reajuste tarifário fixado em junho de 2009 pela Aneel. O Conselho de Administração da Companhia havia autorizado o desconto para quem pagasse a conta em dia e previa que o benefício vigorasse de julho de 2009 até junho de 2010.

O presidente da Copel disse que o desconto deixou de se justificar como benefício social. "Observamos que o desconto deixou de cumprir sua finalidade social, quando cerca de 50% das contas de luz não mais eram pagas até o vencimento, e que a grande maioria dessas contas era de famílias com padrão de consumo muito pequeno", disse Ravedutti, segundo a assessoria de impresa. Ele afirmou, ainda, que as famílias mais pobres eram penalizadas, pois ao quitar a conta de luz após o vencimento pagavam tarifa já reajustada, mais elevada que aquela paga pelas famílias de melhor condição econômica.

A Copel informou que as contas de luz processada no período de 24 de junho a 24 julho pagará valor reajustado proporcionalmente. Depois do dia 24 de julho as faturas já terão o valor integral do reajuste. A decisão pelo fim do desconto foi anunciada nesta quinta-feira depois da assembleia geral extraordinária de acionistas da empresa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]