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O caminho que leva o empresário industrial brasileiro até o chinês, ou vice-versa, vai desde um simples contato via internet a viagens bem planejadas, com roteiro de negócios definidos com boa antecipação. O consultor Ricardo Dellamea, do Sebrae, conta que os pequenos empresários normalmente encontram fornecedores em sites como o alibaba.com, que reúne mais de 600 companhias de todo o mundo, de diversos tipos de produtos. "O investimento com viagem acaba sendo muito alto para os pequenos", diz ele.

Missões

Para quem pode, são comuns as missões empresariais promovidas por federações. O consultor da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Elias Antunes, organiza duas dessas viagens por ano só para empresários do estado. "O Brasil está acordando para a China em todos os estados. A conscientização de que é preciso pelo menos conhecer como eles trabalham e quais as vantagens que eles podem nos oferecer é crescente, mas ainda é pouco perto da quantidade de chineses que vêm para cá. O empresário tem de ver esse tipo de viagem como um investimento, não como um gasto", afirma.

Também acontece de as empresas serem encontradas pelos chineses. Marlise Zonta, trader para Ásia da exportadora e beneficiadora de madeira Nova Forest, conta que é comum os chineses entrarem em contato após conhecerem a mercadoria no Porto de Paranaguá. "Eles passeiam pelos armazéns, vêem os produtos e procuram contato. Alguns já ligam dizendo: vi que você enviaram tal madeira para a empresa do fulano", comenta. (PK)

Serviço – Alibaba – site de comércio exterior: www.alibaba.com. Centro Internacional de Negócios – Fiep (a próxima missão para a China acontece em abril): 41 3271-9102. Câmara de Comércio Brasil-China: (11) 2885-7172.

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