• Carregando...
Após lançamento do Galaxy S IV, Apple lançou site para defender o iPhone |
Após lançamento do Galaxy S IV, Apple lançou site para defender o iPhone| Foto:

Novo rumo

Vários "influenciadores" do mundo da tecnologia declaram nos últimos meses que estão mudando da Apple para Android. Veja alguns deles:

Robert Scoble, blogueiro e jornalista

"Não sou mais um fanboy da Apple. A Apple recentemente caiu no meu conceito e há muitos exemplos disso (Google Now, o app Waze, e toneladas de aplicativos que já estão no Android, como o de teclados SwiftKey). São exemplos de por que eu estou me preparando para deixar a plataforma Apple e mudar para Android."

Guy Kawasaki, empreendedor e autor

"Eu me apaixonei pelo Android com um smartphone e aí eu ganhei um Nexus 7 e também comecei a usar num tablet. Para mim, a grande ironia é que o slogan da Apple era ‘pense diferente’, mas hoje, se você pensa diferente, você está olhando para um Android."

Andy Ihnatko, colunista de tecnologia

"Quatro grandes características exclusivas do Android 4.x e do Samsung Galaxy S III me convenceram a mudar: melhor teclado, melhor tela, customização, colaboração entre aplicativos. A verdade é que o Android mudou e se tornou ótimo. Tanto o hardware como o sistema operacional. Uma das vantagens de ser colunista de tecnologia é que posso experimentar um novo smartphone quase todos os meses. No ano passado, eu fazia a resenha de um Android e depois voltava exclusivamente para meu iPhone apenas para sentir falta de algumas funções exclusivas no Android. "

Pela primeira vez desde que o iPhone foi lançado, há seis anos, a Apple parece estar se colocando numa posição defensiva em relação à concorrência. Antes a líder absoluta do mundo da tecnologia, quando nem sequer se deixava comparar às rivais, a empresa agora tenta convencer o consumidor que continua sendo dona do melhor smartphone do mercado.

Os sinais disso vieram nos dias próximos ao lançamento do Galaxy S IV, da Samsung: um dia antes, o diretor de Marketing da Apple, Phill Schiller, deu uma entrevista à Reuters atacando o Android e dizendo que o S IV viria com um sistema operacional antigo. Dois dias após o lançamento, a Apple lançou um novo site chamado "Por que iPhone", onde defende o seu aparelho.

A entrevista de Schiller acabou sendo um tiro pela culatra. O Galaxy S IV veio com o último Android disponível, portanto não atrasado. "Uma vez uma empresa com um futuro incerto, a Apple tornou-se ‘o cara’. Anos atrás, ela facilmente zombava da Microsoft com a campanha ‘Eu sou um Mac, você é um PC’, mas os dias de atirar nos incumbentes acabaram. Por causa de sua posição no topo, a Apple deveria ter a graça de não criticar seus concorrentes, especialmente quando essas críticas são sem graça e enfraquecidas pelo erro", escreveu Jean-Louis Gassée, do blog Monday Note, num texto que repercutiu bastante na blogosfera americana.

O argumento geral de Gassée é que a Apple está perdendo a guerra das palavras e o controle sobre a narrativa da empresa – um problema mais de relações públicas do que dos seus produtos. Há quem discorde, como John Gruber, o mais famoso dos blogueiros pró-Apple. "O desejo pela narrativa ‘ó, como a toda poderosa Apple caiu’ é tão forte que a narrativa está sendo declarada como um fato, e as evidências em contrário que se danem. É relatada como verdadeira simplesmente porque querem que seja verdade. Eles estão declarando: ‘O rei está morto, viva o rei’, não porque o rei realmente morreu ou abdicou do trono, mas porque eles estão entediados com o rei e querem escrever a história de uma nova coroação", escreveu Gruber.

Os números, no entanto, não concordam totalmente com Gruber. O Galaxy S III tornou-se o smartphone mais vendido da história, com 50 milhões de unidades comercializadas. O Andoird é hoje, de longe, o sistema operacional mais usado no mundo, e a participação de mercado da Apple está encolhendo globalmente.

Fora isso, é possível que de fato a Apple esteja entregando produtos menos atraentes que os concorrentes. Nomes famosos do mundo da tecnologia declararam nos últimos meses que estavam trocando o iPhone por um celular Android, entre eles Robert Scoble, Guy Kawasaki e Andy Ihnatko, todos ex-fanboys da Apple.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]