• Carregando...
Veja no infográfico quem é contra e quem é a favor |
Veja no infográfico quem é contra e quem é a favor| Foto:

As maiores empresas do Vale do Silício estudam interromper seus serviços durante um dia em protesto ao SOPA (Stop Online Piracy Act, na sigla em inglês), projeto de lei contra a pirataria on-line que tramita na Câmara dos Estados Unidos. A informação foi divulgada pela NetCoalition, associação que reúne as empresas contrárias à legislação – como Google, Facebook, Amazon, Twitter e LinkedIn. As companhias, no entanto, não confirmaram publicamente o boicote e não há detalhes sobre como ele seria implementado.

A oposição ao SOPA vem crescendo nos Estados Unidos no último mês e começa a ganhar apoio popular. O exemplo mais recente, da última semana, foi o do Go Daddy, serviço de hospedagem de sites que perdeu 70 mil domínios após anunciar ser a favor da legislação. O número é relativamente pequeno quando comparado ao total de páginas hospedadas pela empresa – 50 milhões em todo o mundo –, mas a perda de clientes importantes, como o Wikipedia e o serviço de compartilhamento de fotos Imgur, fez com que o Go Daddy alterasse seu status para neutro e, sem conseguir cessar a debandada, para opositor ao projeto.

O SOPA endurece as penas contra sites que cometem violações a direitos autorais e coloca em lados opostos gigantes da tecnologia e do entretenimento nos Estados Unidos. Empresas tradicionais – Disney, Warner, Sony Music e os principais canais de tevê – são favoráveis ao projeto, enquanto as companhias que nasceram na era da internet são contra.

A maior reclamação de quem se opõe à lei é a maneira propositalmente branda como foi escrita, dando espaço, segundo eles, para que os detentores de direitos autorais abusem do poder que lhes será concedido. O projeto permite a abertura de processos contra usuários que tenham colocado no YouTube, por exemplo, um vídeo com uma música de fundo que tenha direitos autorais.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]