• Carregando...

Quando perguntado acerca do que eu considero mais importante para o sucesso de uma empresa, não hesito um segundo antes de responder: "Gente". São sempre as pessoas que fazem a diferença. Empresas não têm alma, não promovem mudanças, não geram resultados, não aprendem. Quem está por trás de tudo são os seres humanos que formam as empresas. Por isso, busque sempre contratar as melhores pessoas que você puder, de preferência, pessoas melhores que você.

Para contratar profissionais brilhantes, o segredo não está no currículo acadêmico do candidato, tampouco em suas qualificações técnicas. Estes fatores são relevantes, mas ainda mais importante são as atitudes e a inteligência desses indivíduos.

Pessoas de valor e propensas ao sucesso têm atitudes positivas e baseiam suas ações em uma visão otimista e construtiva do mundo. São confiáveis e privilegiam o benefício coletivo. Entendem o impacto de suas ações, são seguras, confiam na sua própria capacidade e possuem espírito altamente colaborativo.

E, quanto à inteligência, não me refiro à inteligência lógica associada a testes de QI, mas sim à capacidade de agir de forma inteligente em um contexto abrangente, o que envolve aspectos emocionais, interpessoais, intrapessoais e comportamentais. Pessoas dotadas deste tipo de inteligência são abertas ao novo e não têm medo de mudanças; possuem elevada sensibilidade e capacidade de abstração; assimilam facilmente informações novas e eventualmente fora de contexto; conseguem estabelecer conexões e simplificar situações complexas; não desperdiçam tempo e energia com o que é periférico e possuem elevado senso de urgência e justiça.

Dificilmente você perceberá tais virtudes olhando currículos. Isso se faz por meio de conversa e de olho no olho. Por isso, a tarefa de recrutar pessoas para posições estratégicas não pode ser delegada. Você, como empresário e responsável pelo sucesso da sua empresa, é quem tem a condição de identificar pessoas que sejam melhores que você e que possam ajudar no desenvolvimento do seu negócio. Quando seu empreendimento atingir um estágio em que delegar se torne uma questão de sobrevivência, é nas mãos dessas pessoas que estará o futuro da sua empresa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]