• Carregando...

O comunicado tem até cara de revanche: uma semana após ter sido excluída do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da Bolsa de Valores de São Paulo, a Companhia Paranaense de Energia (Copel) anunciou ontem que suas ações XCOP, negociadas na Bolsa de Madri (Espanha), foram incluídas no índice Latibex Top – que reúne os 15 ativos mais negociados no Latibex, segmento daquela bolsa formado apenas por ações de empresas latino-americanas.

A Copel já fazia parte de outros dois índices Latibex – o Latibex All Share e o Latibex Brasil. "Isso é um reconhecimento pelo trabalho que a gente vem fazendo", disse Rubens Ghilardi, presidente da companhia. Ele diz ter percebido, em visita recente a Madri para evento de relações com investidores, que o estande da Copel foi um dos mais disputados – principalmente depois que a agência de classificação de risco Moody’s elevou a nota dada à Copel.

Ghilardi disse que ainda espera da Bovespa o comunicado oficial sobre o porquê de a Copel ter sido retirada do ISE – ao lado de Petrobras, Aracruz, CCR Rodovias, Iochpe-Maxion e WEG. No caso da Petrobras, os questionamentos de órgãos ambientais e de governo sobre o não-cumprimento de norma para produzir diesel "menos sujo" teriam motivado a retirada do ISE.

"Nós não sofremos nenhuma denúncia ambiental", afirmou Ghilardi, explicando que as empresas recebem uma média da Bovespa pelo cumprimento de diversos indicadores. "Acho que ou não atingimos a média ou alguma outra empresa conseguiu um índice melhor que o nosso", justificou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]