Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Falecimento

Corpo do empresário Olavo Setubal, do Itaú, é velado em SP

O corpo do empresário Olavo Egydio Setubal, do Banco Itaú, que morreu às 8h15 desta quarta-feira (27), está sendo velado no Centro Empresarial Itaú, no bairro Jabaquara, em São Paulo.

O velório se estenderá até as 10h de quinta-feira (28). Depois, o corpo será cremado em uma cerimônia da qual participará apenas a família. Setubal deixa a esposa Daisy, os filhos Paulo, Maria Alice, Olavo Júnior, José Luiz, Alfredo e Ricardo, noras e 19 netos.

Setubal, que exercia o cargo de presidente do Conselho de Administração do Banco Itaú, estava internado no hospital Sírio Libanês morreu em decorrência de insuficiência cardíaca na manhã desta quarta-feira. Até ficar doente e ser internado, o patriarca ia todos os dias no prédio-sede do banco, no bairro do Jabaquara.

Engenheiro formado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, o executivo exercia, desde 2003, a presidência do Conselho de Administração do Banco Itaú Holding Financeira depois de ter ocupado a presidência do banco entre 1979 e 2005.

De 1975 a 1979, Olavo Setubal foi prefeito da capital paulista, a convite do governador Paulo Egydio Martins, e ministro de Relações Exteriores entre 1985 e 1986. Entre 1974 e 1975, foi também membro do Conselho Monetário Nacional (CMN).

Trajetória

Setubal ingressou no Banco Central de Crédito, de seu tio, Alfredo Egydio de Souza Aranha, na década de 50. Esse banco incorporou, em 1964, o Itaú, que antes pertencia a um grupo de empresários mineiros.

Na diretoria-geral, liderou o crescimento do banco, antes com atuação restrita ao estado de São Paulo e com apenas 31 pontos de atendimento. Ainda nos anos 70, chegou ao posto de segunda maior instituição financeira privada do país, posição que ocupa até hoje, atrás somente do Bradesco.

O Itaú tem ativos de R$ 343,9 bilhões e valor de mercado em Bolsa de Valores de R$ 96,7 bilhões (segundo dados do fechamento do 1º semestre). Com 69 mil funcionários, o banco tem cerca de 3,5 mil pontos de atendimento, mais de 24 mil caixas eletrônicos e 24 milhões de clientes.

Setubal foi também fundador, com o amigo Renato Refinetti, da Metal Deca, que hoje faz parte do grupo Duratex, que pertence à holding Itaúsa.

"Grande homem público"

O prefeito de São Paulo Gilberto Kassab (DEM) disse que irá decretar luto oficial pela morte de Setubal e afirmou que o empresário foi "um dos grandes prefeitos" da história da capital.

"Tenho ele como referência na minha vida pública, por seu caráter, sua idoneidade e sua formação. Todos os cargos que ocupou na vida pública, ocupou com muito espírito público e seriedade, seja como prefeito ou ministro das Relações Exteriores. Não apenas São Paulo, mas o Brasil perde um grande homem, um grande empresário, um grande homem público", disse.

Perda

Em nota, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf, lamentou a morte do banqueiro. "Perdemos um dos nossos mais dignos exemplos de homem capaz de - com a mesma ética, coragem, visão empreendedora e força de trabalho -, exercer atividades e realizar projetos vencedores, beneficiando o povo e o Brasil, tanto na iniciativa privada quanto na vida pública".

O presidente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Fabio Barbosa, também manifestou pesar pela morte de Setubal: "O Brasil perde um grande brasileiro, mas fica um exemplo ímpar de profissionalismo, dedicação e valores éticos", afirmou.

Em nota, a Febraban destacou o caráter visionário de Setubal no mercado bancário brasileiro. "Olavo Setubal logo percebeu que a rápida expansão do (Banco) Federal de Crédito só seria virável com a fusão ou incorporação de outros bancos. Com Eudoro Villela e José Carlos Moraes Abreu, procurou avaliar com que instituições poderiam promover fusões. Chegaram à conclusão de que o mais conveniente era o Banco Itaú."

OAB e STF

"Em cada atividade que desenvolveu, tanto na vida pública quanto na empresarial, Olavo Egydio Setubal demonstrou ser um homem com grande capacidade de trabalho, um exemplo duradouro de competência, ousadia e liderança a ser seguido pelas futuras gerações", disse, em nota oficial, o presidente da OAB SP, Luiz Flávio Borges D’Urso.

Em telegrama enviado à viúva, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, disse que o empresário foi um "cidadão de primeira grandeza" e "exemplo superlativo de emprrendedorismo e liderança". "Olavo Setúbal foi um brasileiro da mais alta envergadura, cujas preocupações não se apartavam do desenvolvimento e da inserção do país no lado pregressista do mundo", escreveu.

Bancos

Segundo Lázaro de Mello Brandão, presidente do Conselho de Administração do Bradesco, "Olavo Setúbal marcou o cenário empresarial brasileiro com excelsa atuação. Deu importante contribuição na área política. Sua morte reaviva reflexões do lastro que engrandeceu nossa sociedade."

Já para Pedro Moreira Salles, presidente do Unibanco, "Olavo Setubal foi um dos pilares da geração que edificou o sistema financeiro brasileiro (...) se hoje os bancos brasileiros são vistos em todo o mundo como modelo de solidez e inovação, muito dessa reputação se deve à filosofia de trabalho do Dr. Olavo."

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.