Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Fraude no INSS

Correios atenderão presencialmente aposentados vítimas da fraude no INSS

Correios
Agências atenderão vítimas que têm dificuldade em utilizar o aplicativo Meu INSS para consultar descontos irregulares. (Foto: Agência Brasil/arquivo)

Ouça este conteúdo

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta quinta (29) que as agências dos Correios atenderão presencialmente os aposentados e pensionistas que podem ter sido vítimas da fraude milionária descoberta no INSS no final do mês passado.

O uso das agências da estatal estava em estudo pelo governo desde que as medidas de devolução dos descontos foram anunciadas, para atender principalmente os beneficiários que têm dificuldades para consultar o aplicativo Meu INSS. O atendimento presencial será iniciado nesta sexta (30).

“Estamos ampliando o acesso, reduzindo barreiras e oferecendo um caminho mais direto para resolver o problema dos descontos indevidos que lesou aposentadas e aposentados brasileiros”, disse o presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior.

VEJA TAMBÉM:

O governo ainda avalia quanto o esquema criminoso desviou através dos descontos associativos nos pagamentos feitos a aposentados e pensionistas, mas já sabe que pelo menos 9 milhões foram vítimas. Se estima que os prejuízos devem ser entre R$ 2 bilhões e R$ 6 bilhões, que serão em parte cobertos pelos bens apreendidos das entidades irregulares.

“Vamos ampliar o atendimento, fazer atendimento olho no olho e alcançar aqueles que são mais vulneráveis, que não têm acesso à tecnologia ou que por outro motivo queira receber o auxílio presencial”, completou o ministro Wolney Queiroz, da Previdência.

Além das agências dos Correios, o governo anunciou também que está planejando ações itinerantes e mutirões de atendimento em locais que não possuem unidades da estatal.

O INSS liberou, há duas semanas, a consulta pelo aplicativo Meu INSS e pelo telefone 135 aos beneficiários que podem ter tido algum tipo de desconto irregular nos pagamentos. Outros 27 milhões de aposentados e pensionistas também já foram comunicados de que não foram lesados pelo esquema.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Tudo sobre:

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.