Os Correios vão aproveitar a licitação do Banco Postal para entrar em um dos segmentos mais lucrativos: o de cartões de crédito. A estatal se prepara para lançar um cartão de crédito próprio, com a marca dos Correios e sem vínculo com a instituição financeira que vencer a licitação para a prestação dos serviços de correspondente bancário.
Outra aposta dos Correios é um cartão pré-pago especial, que funcionará como uma espécie de poupança ou cheque de viagem (traveller check), em que o usuário deposita determinado valor no cartão e vai gastando na hora de fazer compras, em operações de débito.
A estratégia da estatal de atuar nas duas frentes tem um só objetivo: aumentar a rentabilidade dos serviços bancários em suas agências. No segmento de cartão de crédito, por exemplo, hoje o serviço é ofertado no Banco Postal, mas a empresa só é remunerada uma única vez pelo preenchimento da proposta pelo cliente, pois é um mero prestador de serviços para o Bradesco.
Ao administrar um cartão próprio, porém, os Correios passam a ter participação em todas as operações, desde a emissão do cartão, passando pelos ganhos com os juros que chegam a ultrapassar 10% por mês, além de todas as operações de uso do cartão em compras. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
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