• Carregando...

Apesar de as importações brasileiras terem caído de forma expressiva no primeiro trimestre, a alta do dólar fez aumentar a participação dos produtos industrializados estrangeiros no consumo nacional neste período. É o que aponta indicador divulgado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta quinta-feira (14).

Renda dos trabalhadores desacelera e afeta vendas dos supermercados

Em março, as vendas do setor supermercadista recuaram 2,4% em relação a igual período do ano passado, a segunda queda consecutiva nesta comparação

Leia a matéria completa

O chamado coeficiente de penetração das importações, que mede essa participação, subiu para 22,35% no primeiro trimestre, alta de 0,6 ponto percentual em relação ao observado no mesmo período do ano anterior.

Nos primeiros três meses de 2015, as importações totais do país caíram 13%, segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Considerando apenas os produtos industrializados, a queda foi de 11%.

Renato da Fonseca, gerente de pesquisa e competitividade da CNI, afirmou que o câmbio explica a aparente contradição entre recuo das importações e aumento da participação dos importados.

“O valor das importações em dólar caiu, mas o gasto em reais aumentou por causa da desvalorização cambial”, afirmou.

Sua expectativa é que, neste segundo trimestre, em que o câmbio tem apresentado maior estabilidade, haja uma queda do peso das importações no consumo nacional.

O coeficiente das exportações da indústria ficou estável no primeiro trimestre, em 19,1%. Para Fonseca, o indicador mostra a dificuldade da produção nacional em competir no mercado global, mesmo com o câmbio mais favorável às vendas externas.

“O câmbio dá um refresco, mas temos que avançar mais na redução do custo Brasil”, afirmou o economista.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]