• Carregando...
Crescimento
Pierre Olivier-Gourinchas, economista-chefe do FMI: ritmo de expansão da economia permanece lento| Foto: EFE/Mohamed Sial

O Fundo Monetário Internacional (FMI) prevê um crescimento de 1,7% na economia brasileira em 2024, representando um aumento de 0,2 ponto percentual em relação à projeção divulgada em outubro de 2023. Para 2025, a expectativa é de uma expansão de 1,9% no PIB.

O otimismo do órgão em relação à perspectiva econômica do Brasil é justificado por vários fatores:

  • Aquecimento da demanda interna: As expectativas melhores são impulsionadas pela manutenção, em níveis elevados, da demanda agregada
  • Crescimento acima do esperado dos principais parceiros comerciais: O Brasil se beneficia do crescimento mais robusto de parceiros comerciais essenciais, como a China.
  • Antecipação à tendência mundial de corte nas taxas de juro: Ao lado do Chile, o Brasil está à frente na adoção da tendência global de redução das taxas de juro.

O relatório do FMI destaca também a notável resiliência do mercado mundial diante de desafios significativos, como a pandemia da Covid-19, a guerra entre Rússia e Ucrânia e a inflação global mais elevada.

Além disso, a projeção para o crescimento global em 2024 foi revisada para cima, passando de 2,9% para 3,1%. Este cenário sugere uma recuperação robusta da economia global, indicando a capacidade do mercado em superar adversidades recentes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]