• Carregando...
Isenção de impostos, como os da linha branca, atenuou perdas | Gilberto Abelha/JL
Isenção de impostos, como os da linha branca, atenuou perdas| Foto: Gilberto Abelha/JL

O período mais agudo da crise econômica e o posterior momento de recuperação, entre os meses de outubro de 2008 e dezembro do ano passado, fizeram a indústria brasileira perder R$ 121,5 bilhões, estimou ontem a Confederação Nacional da Indústria (CNI). De acordo com a CNI, o valor deixou de ser faturado pelas indústrias em decorrência da escassez de crédito e da redução da demanda externa. No período, segundo estimativa da entidade, a economia brasileira perdeu ao todo R$ 248,3 bilhões.

A queda poderia ainda ter sido maior se não fosse pelas desonerações tributárias determinadas pelo governo a automóveis, eletrodomésticos e materiais de construção, além da forte demanda interna. Com a recuperação dos indicadores econômicos, a CNI estima que a produção industrial deva superar os níveis pré-crise em dois meses.

Segundo a CNI, "os cálculos de estimativa de perdas da indústria e da economia brasileira no período da crise foram feitos considerando um aumento do PIB [Produto Interno Bruto] no último trimestre de 2008 e primeiro trimestre de 2009 de 1,8%". O número foi definido utilizando a média de crescimento, sem influências sazonais, registrada nos três primeiros trimestres de 2008, antes da eclosão da crise.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]