A 15ª edição do Crystal Fashion terminou na noite deste sábado com os desfiles das grifes Lilly and Pretty, Sexxes e Ellus. Ao final de uma semana, a vitrine da moda acumulou números grandiosos. Como evento paralelo, destacou-se a importância do X Fórum da Moda, que reuniu especialistas e interessados em discutir o tema.
Segundo a gerente do shopping Crystal Plaza, Lylian Vargas, que teve uma semana bem corrida, a 15ª edição do Crystal Fashion foi a melhor de todas. Ela estima que 46 a 47 mil pessoas acompanharam o evento no piso G1 do shopping. Outros tantos assistiram por TVs colocadas no hall de entrada. Ao seu ver, a agitação na cidade firma Curitiba como centro de moda.
Lylian também ressaltou o trabalho das cerca de 600 pessoas envolvidas na semana. "Foi impressionante o capricho de cada um, em todos os aspectos", disse Lylian destacando a decoração do piso G1 do shopping, onde ocorreu o evento, e dos lounges de cada patrocinador. Dado Dantas e Ilse Lambach imitaram as listas navais na decoração e estilizaram as paredes com estampas de animais e flores, além de fotos de Orlando Azevedo e Vilma Slompo. (saiba mais)
Para Lylian, também merecem destaque cada um dos 13 desfiles. "Não dá para escolher um, todos foram muito bonitos."
Curitiba entra no calendário fashion brasileiro, na visão da gerente. Além da cobertura da mídia nacional e intenacional, ela destacou o interesse de shoppings de outros estados em reproduzir o modelo do Crystal. (entenda o evento)
Os trabalhos para a 16ª edição da vitrine viva do Crystal Fashion já estão em pleno vapor, disse Lylian. Algumas marcas que possuem lojas no shopping já confirmaram presença. A edição outono/inverno do Crystal Fashion está marcada para os dias 23 a 28 de abril de 2007.
Fórum traz especialistas da moda
A expectativa de Dionéia Mendes, organizadora do Fórum da Moda, era de que o evento atrairia muita gente. O alto nível dos palestrantes, no entanto, não se refletiu em público. Em média, 100 pessoas compareceram ao fórum. "As pessoas têm pouco interesse em se reciclar", lamentou.
Segundo ela, entretanto, quem participou do fórum não teve que reclamar. "É muito bom ser aplaudida ao final dos quatro dias do evento; mostra que as pessoas realmente gostaram." Ela contou que as palestras foram de alto nível e tiveram grande envolvimento do público.
Dionéia destaca a participação da vitrinista Sylvia Demetresco, que mora em Paris, e arrumou um espaço em sua agenda para participar do fórum. Demetresco fez uma análise da influência oriental nas vitrines de Paris. (saiba mais)
Também foi merecedora de muitos elogios a palestra de Sandra Teschner, especialista em moda de varejo. "A Sandra fez uma palestra muito boa que diz que as pessoas devem acompanhar as mudanças para sobreviver no mundo da moda", contou Dionéia. "O lojista pára de vender seu produto e nem sabe porque".
Para ela, assim com as dicas de Sandra, o fórum tem a função de reciclar profissionais do mundo efêmero da moda.
Ela acredita que o Fórum já está intimamente ligado à semana da moda. "Sempre achei que o Crystal Fashion deveria ser ligado a um evento cultural, para agregar valor", contou. Depois do "sim" de Lylian Vargas iniciou o fórum que chegou a sua 10ª edição.
Para a próxima edição, ela deve contar com a presença provável do estilista da Forum, Tufi Duek, e de Nelson Alvarenga, cabeça da Ellus. É acompanhar para ver.
Veja todas as fotos do Crystal Fashion



