• Carregando...

O presidente da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), Benjamin Steinbruch, fez uma avaliação positiva do programa de concessões de rodovias e ferrovias anunciado nesta quarta-feira pelo governo. Ele disse, no entanto, que é preciso garantir condições adequadas para viabilizar os investimentos e dar confiança aos empresário. Segundo ele, dependendo das condições, a CSN tem interesse em ampliar seus investimentos em ferrovias e portos, área em que novas concessões devem ser anunciadas na semana que vem.

"A proposta é boa, agora tem que ter viabilidade prática", disse. "O que interessa para nós empresários é o dia a dia. Não é o discurso, é a prática", acrescentou.

O governo anunciou nesta quarta-feira (15) que a construção das ferrovias e rodovias terão financiamento do BNDES. No caso das ferrovias, os financiamentos terão juro de TJLP, mais taxa de até 1% ao ano, carência de cinco anos e prazo de até 25 anos para pagar o empréstimo. Até 85% do custo da construção poderá ser financiado no banco.Streinbruch disse que as condições são favoráveis, mas ponderou que em alguns casos é preciso de 30 a 40 anos para amortizar investimentos em ferrovias.Ele também reclamou que muitas vezes o financiamento do BNDES acaba saindo mais caro que o anunciado, principalmente devido à intermediação de outros bancos, e cobrou uma liberação menos burocrática dos recursos do BNDES."Tem que ter liberação fácil, disponibilidade dos recursos na hora que precisa. Tem que destravar a liberação, porque atualmente as coisas estão bastante travadas", afirmou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]