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A principal dúvida que aflige os consumidores que ainda não experimentaram uma compra de supermercado pela internet diz respeito à qualidade com que alguns produtos, como carnes, frutas e verduras, serão entregues. Afinal de contas, é grande o número de clientes que perde um bom tempo escolhendo o melhor corte da carne, a verdura em melhor estado, a fruta mais ou menos madura.

Para o diretor do Pão de Açúcar no Paraná, Wilson Toledo, a pessoa perde o receio assim que recebe o primeiro pedido. "É tudo muito bem específico e bem acondicionado. Não vai nas sacolas como no supermercado; há caixas específicas para tudo: hortifruti, congelados. E o veículo que faz a entrega tem câmara fria", afirma.

O mesmo ocorre no sistema do Mercadorama. "Os produtos perecíveis são separados por último e acondicionados para envio em caixas isotérmicas", explica o diretor Ale-xandre Massagardi. Em am-bas as redes, é possível especificar como o cliente quer determinado produto – se o mamão deve vir maduro, para consumo imediato, ou verde, para durar alguns dias, por exemplo.

Ainda assim, a consumidora Christiane Patruni, que já experimentou a loja virtual das duas redes, afirma que prefere ir pessoalmente ao mercado ou à feira para escolher produtos como frutas e verduras. "Eles escolhem o melhor, mas ainda assim é diferente quando você escolhe pessoalmente. É um pouco difícil especificar como você quer as coisas na compra online", diz. "Mas na relação custo-benefício isso não é tão significativo, e quando estou sem tempo peço as frutas no online também", completa.

Para Toledo, do Pão de Açúcar, é preciso confiar no serviço oferecido. "A nossa responsabilidade é muito grande quando o cliente pede um quilo de mamão, por exemplo. Ele confia que nós vamos entregar o melhor produto para ele", afirma. A comodidade, segundo ele, ultrapassa a porta de casa. "Tem muito entregador que acaba guardando os produtos no armário e na geladeira dos clientes", diz.

As entregas são feitas no período escolhido pelo comprador. "Se necessário, o cliente recebe um prévio telefonema para adequação de seu pedido de acordo com produtos disponíveis na loja", conta Massagardi. No Pão de Açúcar, também é possível destacar, no pedido online, que produto o consumidor gostaria de receber se aquele que pediu está em falta. "Você faz uma opção: se não tem o sabão OMO, pode trazer o Minerva", exemplifica o diretor regional.

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