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Paraná

Os meses de maio e junho foram especialmente ruins. A Associação Comercial do Paraná (ACP) previa crescimento de 6% sobre o ano anterior no Dia das Mães, mas foi frustrada com uma queda de 1% nas vendas. No caso do Dia dos Namorados, a expectativa de alta era de alta de 3%, mas só 2% foram concretizados na comparação com 2012.

As vendas do comércio de Curitiba caíram 3% em junho em relação a maio, segundo pesquisa desenvolvida pelo Instituto Datacenso de 1º a 4 de julho, à pedido da Associação Comercial do Paraná (ACP). O relatório divulgado pela ACP aponta os possíveis motivos para a queda nas vendas: o tempo chuvoso, o pico natural de maio por causa do Dia das Mães e a cautela do consumidor em decorrência do aumento da inflação e instabilidade econômica.

O valor médio das compras despencou 57% em comparação ao mês anterior e foi estimado em R$ 224,83. Os itens de compras mais citados foram roupas e acessórios (61%), calçados (16%) e utilidades domésticas (11%). Foram entrevistados 200 consumidores com faixa etária entre 18 e 45 anos e renda familiar mensal entre R$ 1.245 e R$ 3.110.

A taxa de inadimplência subiu 1% em comparação a maio e chegou a 6%. Ainda assim, a ACP considera o índice baixo e o explica pela manutenção do baixo índice de desemprego e aumento da massa salarial.

Satisfação

Segundo a pesquisa, 82% dos entrevistados afirmam estar satisfeitos com a qualidade do atendimento no comércio. Em maio, o número era menor, com 73% de satisfação. Eles apontam a simpatia, cordialidade e atenção prestada como principais fatores que melhoraram.

Lojistas

Para 37% dos 200 lojistas consultados, o acumulado do segundo trimestre teve volume de vendas 32% maior em relação ao mesmo período anterior. Em função desse dado, o Índice de Confiança do Empresário no Comércio de Curitiba aponta que os comerciantes estão confiantes e com boas expectativas para os próximos meses. A expectativa é que as vendas aumentem 3% já em julho.

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