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Gabriel Tortelli e Ana Paula Celes, da Prodiet: em três anos, empresa quer toda a produção em Curitiba | Marcelo Andrade/Gazeta do Povo
Gabriel Tortelli e Ana Paula Celes, da Prodiet: em três anos, empresa quer toda a produção em Curitiba| Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo

Segmento

Nutrição enteral tem papel importante para a saúde dos pacientes

A nutrição enteral é voltada para pacientes que não podem se alimentar de modo convencional e precisam ter a substituição plena ou o complemento de algum composto específico para complementar a sua alimentação. Por isso, só podem ser receitados por um médico ou nutricionista a partir de uma avaliação de cada paciente, que estabelecerá a quantidade exata de cada nutriente necessária para o paciente. "Em muitos casos, essa vai ser a alimentação exclusiva de um paciente por muito tempo. A partir do momento que a pessoa começa a se nutrir, a resposta dela ao tratamento será outra", explica o diretor administrativo Gabriel Tortelli.

Os produtos da Prodiet são vendidos por meio de hospitais, clínicas ou lojas, mas não diretamente para o consumidor. A empresa oferece um serviço de Fale Conosco em seu site para esclarecer todas as dúvidas e questionamentos de clientes. A intenção é fornecer instruções sobre a utilização para as famílias que têm pouco conhecimento sobre o assunto. "Cabe a nós, como indústria, oferecermos esse nível de responsabilidade social e proporcionarmos esse tipo de conforto", explica Ana Paula Celes, diretora-executiva da Prodiet.

A empresa curitibana Prodiet Nutrição Clínica vai investir R$ 6,3 milhões na construção de uma fábrica para a produção de alimentos de nutrição enteral, voltada para pacientes em situação hospitalar ou que possuam alguma necessidade nutricional especial.

O investimento, enquadrado no programa Paraná Competitivo, terá o complemento de mais R$ 5 milhões financiados junto ao Banco Regional de Desenvolvimento Econômico do Extremo Sul (BRDE) para a implantação do projeto.

Atualmente, a empresa curitibana tem apenas sua sede administrativa na capital, enquanto toda a produção é feita em São Paulo. Para 2015, a previsão é ter cerca de 40% da produção feita aqui e, em três anos, transferir toda a produção de São Paulo para Curitiba.

O novo investimento é realizado para que a empresa expanda a sua atuação em um ramo que demanda tecnologias e pesquisas muito específicas.

"É um segmento de muita especialidade, que demanda inovação e compromisso com o conhecimento técnico cientifico e todo o componente industrial", explica a diretora-executiva da Prodiet, Ana Paula Celes.

Desde 2007, a Prodiet é a única brasileira a atuar no ramo de nutrição especializada em todas as etapas da produção, desde a elaboração até a comercialização do produto final. "Não há no Brasil nenhuma empresa voltada para a área alimentícia que produza alimentos com o grau de inovação e tecnologia que nós fazemos", esclarece o diretor administrativo, Gabriel Tortelli. Esse ineditismo trouxe rápido retorno para a empresa, que possui hoje mais de 100 pontos de venda de seus produtos em todo o Brasil. Em Curitiba, são fornecidos alimentos para locais como o Hospital das Clínicas, Cruz Vermelha e a Secretaria Estadual da Saúde. Com a parceria com o Paraná Competitivo, a empresa cederá gratuitamente ao Estado quase 3 mil unidades de alimentos por mês, como contrapartida ao investimento.

A a empresa pretende continuar sua expansão, com a produção de 600 mil unidades para comercialização até 2018. A ideia é realizar parcerias com empresas locais e investir na terceirização da fórmula dos principais alimentos para outras empresas de nutrição especializada, além de apostar em outras áreas. "Temos várias áreas dentro da nutrição especializada, como o controle de peso e a nutrição infantil. Com a nova fábrica podemos investir em outros produtos para a alimentação especial", diz Ana Paula.

Exterior

Mesmo atuando em um mercado disputado mundialmente por cinco grandes multinacionais, como a Nestlé, por exemplo, a empresa iniciou suas exportações há cerca de quatro anos e hoje vende seus produtos para países da Europa e do Oriente Médio.

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