
O Orkut, rede social que teve adesão em massa dos brasileiros por muitos anos, sai do ar nesta terça-feira (30). Em seu lugar, entrará uma espécie de museu virtual, que vai relacionar as milhares de comunidades públicas criadas por usuários da rede.
Em 2006, quando o site gozava de grande popularidade, o cantor curitibano Ewerton Adroal Assunção caiu nas graças dos internautas ao misturar, na mesma canção, o fascínio pelo Orkut e as agruras de um amor não correspondido. A música "Vou te excluir do meu Orkut" virou mania na internet.
A disseminação se deu principalmente pelo tema escolhido. "Eu vou te deletar, te excluir do meu orkut/Eu vou te bloquear no msn/Não me mande mais scraps nem e-mail Power Point/Me exclua também e adicione ele/Vou te excluir do meu orkut", diz o refrão da música que em seu discurso contemplava os principais meios de relacionamento por computador da época.
Assunção gravou a composição de sua própria autoria em outubro de 2005 e logo a levou para um colega do trabalho escutar. Este, por sua vez, resolveu passá-la a umas amigas por e-mail para ver o que elas achavam. A coisa então saiu de controle.
"Em dezembro uma pessoa do Rio Grande do Sul fez uma comunidade no orkut para a minha música. Foi então que o jornal O Dia, do Rio de Janeiro, me descobriu e publicou uma matéria, que saiu automaticamente na capa do portal Terra", lembra o cantor, em matéria publicada pela Gazeta na época.
A partir daí ocorreu um "efeito manada": jornalistas de todo o Brasil foram atrás do artista para fazerem suas matérias, o que só aumentou sua notoriedade.
Anos depois, a música ainda repercutia na rede - e nas rádios lusitanas. Em 2008, o cantor de Portugal Elvio Santiago gravou um CD com uma versão da música - a melodia era a mesma, com apenas algumas expressões alteradas para melhor compreensão dos portugueses.
Veja abaixo alguns vídeos que mostram Assunção na mídia e a versão lusitana de sua música:
Reportagem produzida pela RPC TV na época que entrevistou Assunção
A participação do curitibano no programa Circo do Edgar, no Multishow
A versão lusitana cantada por Elvio Santiago
Não satisfeito, Ewerton Assunção atualizou seu "clássico" e gravou uma nova música, dessa vez chamada "Vou te excluir do Facebook"



