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Os dois modelos que serão lançados pela Positivo: de 7 e 10 polegadas | Divulgação
Os dois modelos que serão lançados pela Positivo: de 7 e 10 polegadas| Foto: Divulgação

"Mundo Positivo" pretende atrair usuários

Além da nova linha linha de tablets, a Positivo pretende ex­­plorar um novo nicho de negócios com a criação de um ecossistema, chamado de Mundo Positivo, em uma estratégia semelhante a da Apple, com o iTunes. Através do portal, a marca quer oferecer conteúdos como músicas, aplicativos, li­­vros, jornais e revistas de forma integrada aos usuários.

"Ao lançar um ecossistema com um conjunto de lojas on-line de conteúdo, temos o objetivo de oferecer aos usuários uma ótima experiência na aqui­­sição de conteúdos, na qual predomine a facilidade e a simplicidade na hora da compra. Mesmo o consumidor que não compra habitualmente pela internet terá facilidade de navegar pelo Mundo Positivo, até porque ele foi elaborado 100% em português", explica o presidente da Positivo Informá­­tica, Hélio Rotenberg.

O portal já oferece mais de 300 aplicativos em português. A empresa pretende inserir, mensalmente, outros conteúdos – 600 programar esperam a aprovação, segundo a fabricante –, alguns deles desenvolvidos especialmente para o Ypy.

Outra novidade é o Positivo Conecta, um aplicativo gratuito para usuário de PC que permite a sincronização de conteúdo do computador para o tablet. Segundo Rotenberg, o conceito levou dois anos para ser desenvolvido e contou com a participação de 50 profissionais da área de negócios digitais. (ACN)

Benefício fiscal

A partir de R$ 999, preço já vem com desoneração do governo

O Ypy chega ao mercado nas versões de 7 e 9,7 polegadas, ambos equipados com o sistema operacional Android, do Google, com preços sugeridos a partir de R$ 999 – o preço já inclui o benefício da desoneração fiscal de 30% concedida pelo governo federal para a produção de tablets.

Na última semana, o Ministério da Ciência e Tecnologia liberou o Processo Produtivo Básico (PPB) para o tablet da Itautec, que será produzido em Jundiaí (SP). Com isso, a empresa já está habilitada a produzir seus portáteis em linha com os benefícios de isenção previstos nas medidas de incentivo governamentais. O equipamento deve ser lançado até o final deste ano. (ACN)

A Positivo Informática quer continuar tendo os desktops e notebooks – segmentos em que é líder no mercado nacional – como os principais produtos da marca. Mas a empresa curitibana de tecnologia quer fazer do Ypy – seu primeiro tablet – a "segunda compra" dos consumidores brasileiros.

Para isso a empresa aposta no crescimento do uso desses aparelhos. Segundo levantamento da consultoria IDC, atualmente um tablet é vendido para cada 19 notebooks. Em 2015 essa proporção será de 4 notes para cada tablet. "Não acre­­ditamos que se trata de um produto da moda", diz o presidente da Positivo Informática, Hélio Rotenberg, em entrevista, concedida por e-mail.

Segundo o executivo, a primeira compra do consumidor brasileiro deve continuar sendo de um desktop ou de um notebook, pelo conforto de um teclado e um mouse ou do touchpad. "O netbook também é muito vendido no Brasil como primeiro computador portátil. Acreditamos que a máquina de primeira compra não deve ser substituída por um tablet, mas a segunda pode ser", aponta Rotenberg.

Ele pondera que o tablet é feito mais para consumir do que para produzir conteúdo e que isso deve ser levado em conta pelo consumidor no mo­­mento da compra. "Em todas as pesquisas que fizemos para entender qual seria o comportamento do consumidor com relação aos tablets, por quase dois anos, vimos que em todas as classes sociais a resposta foi uma só: depois que a pessoa usufrui do produto e entende o seu funcionamento se pergunta como conseguiu até ho­­je viver sem um tablet. A nossa expectativa é que esse dispositivo tenha che­­gado pa­­ra ficar", diz Rotenberg.

A Positivo não revela o quanto investiu individualmente na criação e lançamento do Ypy, mas in­­forma que aplicou R$ 62,6 mi­­lhões em pesquisa e desenvolvimento nos últimos dois anos. "O mercado de tablets ainda é incipiente no Brasil. Porém, sabemos que os brasileiros são mui­­to receptivos à ino­­vação. Há um enor­­me potencial de atingir um grande pú­­blico com tablets", avalia. A empresa também não abre o número de unidades do dispositivo produzidas para o lançamento, mas garante que o varejo está "bem abastecido" para realizar as vendas de fim de ano.

Tablets educacionais

A Positivo Informática não descarta o desenvolvimento do Ypy como produto educacional, para ser usado nas salas de aula. Se­­gundo Rotenberg, além do hardware e do ecossistema já criado para o tablet, a empresa tem o know-how para ofertar conteúdos específicos para educação, capacitação de professores e acom­­panhamento pedagógico para toda a rede de ensino.

"Nascemos com vocação para a Educação, que é base de negócios do Grupo Positivo, do qual a Positivo Informática originou-se. Entendemos que o tablet po­­de ser usado nas escolas e estamos preparados para atender a esta demanda, seja da iniciativa pública ou privada", diz.

Ações

As ações da Positivo Informática acumulam queda de 42% desde o início do ano. A desvalorização é uma resposta do mercado à queda no lucro líquido da em­­presa. Nos últimos 12 meses, a queda acumulada chega a 67%. A concorrência de preços praticada pelas multinacionais, a alta de insumos e o aumento dos custos das vendas também tiveram impacto no resultado.

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