"Mundo Positivo" pretende atrair usuários
Além da nova linha linha de tablets, a Positivo pretende explorar um novo nicho de negócios com a criação de um ecossistema, chamado de Mundo Positivo, em uma estratégia semelhante a da Apple, com o iTunes. Através do portal, a marca quer oferecer conteúdos como músicas, aplicativos, livros, jornais e revistas de forma integrada aos usuários.
"Ao lançar um ecossistema com um conjunto de lojas on-line de conteúdo, temos o objetivo de oferecer aos usuários uma ótima experiência na aquisição de conteúdos, na qual predomine a facilidade e a simplicidade na hora da compra. Mesmo o consumidor que não compra habitualmente pela internet terá facilidade de navegar pelo Mundo Positivo, até porque ele foi elaborado 100% em português", explica o presidente da Positivo Informática, Hélio Rotenberg.
O portal já oferece mais de 300 aplicativos em português. A empresa pretende inserir, mensalmente, outros conteúdos 600 programar esperam a aprovação, segundo a fabricante , alguns deles desenvolvidos especialmente para o Ypy.
Outra novidade é o Positivo Conecta, um aplicativo gratuito para usuário de PC que permite a sincronização de conteúdo do computador para o tablet. Segundo Rotenberg, o conceito levou dois anos para ser desenvolvido e contou com a participação de 50 profissionais da área de negócios digitais. (ACN)
Benefício fiscal
A partir de R$ 999, preço já vem com desoneração do governo
O Ypy chega ao mercado nas versões de 7 e 9,7 polegadas, ambos equipados com o sistema operacional Android, do Google, com preços sugeridos a partir de R$ 999 o preço já inclui o benefício da desoneração fiscal de 30% concedida pelo governo federal para a produção de tablets.
Na última semana, o Ministério da Ciência e Tecnologia liberou o Processo Produtivo Básico (PPB) para o tablet da Itautec, que será produzido em Jundiaí (SP). Com isso, a empresa já está habilitada a produzir seus portáteis em linha com os benefícios de isenção previstos nas medidas de incentivo governamentais. O equipamento deve ser lançado até o final deste ano. (ACN)
A Positivo Informática quer continuar tendo os desktops e notebooks segmentos em que é líder no mercado nacional como os principais produtos da marca. Mas a empresa curitibana de tecnologia quer fazer do Ypy seu primeiro tablet a "segunda compra" dos consumidores brasileiros.
Para isso a empresa aposta no crescimento do uso desses aparelhos. Segundo levantamento da consultoria IDC, atualmente um tablet é vendido para cada 19 notebooks. Em 2015 essa proporção será de 4 notes para cada tablet. "Não acreditamos que se trata de um produto da moda", diz o presidente da Positivo Informática, Hélio Rotenberg, em entrevista, concedida por e-mail.
Segundo o executivo, a primeira compra do consumidor brasileiro deve continuar sendo de um desktop ou de um notebook, pelo conforto de um teclado e um mouse ou do touchpad. "O netbook também é muito vendido no Brasil como primeiro computador portátil. Acreditamos que a máquina de primeira compra não deve ser substituída por um tablet, mas a segunda pode ser", aponta Rotenberg.
Ele pondera que o tablet é feito mais para consumir do que para produzir conteúdo e que isso deve ser levado em conta pelo consumidor no momento da compra. "Em todas as pesquisas que fizemos para entender qual seria o comportamento do consumidor com relação aos tablets, por quase dois anos, vimos que em todas as classes sociais a resposta foi uma só: depois que a pessoa usufrui do produto e entende o seu funcionamento se pergunta como conseguiu até hoje viver sem um tablet. A nossa expectativa é que esse dispositivo tenha chegado para ficar", diz Rotenberg.
A Positivo não revela o quanto investiu individualmente na criação e lançamento do Ypy, mas informa que aplicou R$ 62,6 milhões em pesquisa e desenvolvimento nos últimos dois anos. "O mercado de tablets ainda é incipiente no Brasil. Porém, sabemos que os brasileiros são muito receptivos à inovação. Há um enorme potencial de atingir um grande público com tablets", avalia. A empresa também não abre o número de unidades do dispositivo produzidas para o lançamento, mas garante que o varejo está "bem abastecido" para realizar as vendas de fim de ano.
Tablets educacionais
A Positivo Informática não descarta o desenvolvimento do Ypy como produto educacional, para ser usado nas salas de aula. Segundo Rotenberg, além do hardware e do ecossistema já criado para o tablet, a empresa tem o know-how para ofertar conteúdos específicos para educação, capacitação de professores e acompanhamento pedagógico para toda a rede de ensino.
"Nascemos com vocação para a Educação, que é base de negócios do Grupo Positivo, do qual a Positivo Informática originou-se. Entendemos que o tablet pode ser usado nas escolas e estamos preparados para atender a esta demanda, seja da iniciativa pública ou privada", diz.
Ações
As ações da Positivo Informática acumulam queda de 42% desde o início do ano. A desvalorização é uma resposta do mercado à queda no lucro líquido da empresa. Nos últimos 12 meses, a queda acumulada chega a 67%. A concorrência de preços praticada pelas multinacionais, a alta de insumos e o aumento dos custos das vendas também tiveram impacto no resultado.
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