• Carregando...

Ferreira do Alentejo (Portugal) – Com a previsão de produzir 4 mil toneladas na safra que começa em julho, a Herdade Vale da Rosa, situada em Ferreira do Alentejo (Baixo Alentejo), Portugal, desponta como a maior produtora de uvas de mesa do país. São mais de 100 hectares cultivados em sistema pergolado, protegidos por plástico e com irrigação por gotejamento, controlada por computador.

A 150 quilômetros de Lisboa, a propriedade é dedicada, principalmente, a variedades sem sementes. No comando está Antônio Silvestre Ferreira, de família portuguesa tradicional na produção de uvas. Aos 55 anos, ele é brasileiro naturalizado e até 1999 vivia em Maringá, onde, durante mais de 20 anos, atuou entre outras atividades na produção de uvas de mesa e fabricação de vinhos finos.

Naquele ano, quando retornou a Portugal para assumir as terras que pertenciam ao pai, Silvestre Ferreira começou a implantar um empreendimento de porte para a realidade de seu país. O cuidadoso manejo das estufas, por exemplo, está voltado à produção de safras fora de época, direcionadas para mercados desabastecidos e, por isso, mais remuneradores.

A propriedade – em contagem regressiva para mais uma safra entre os meses de julho e novembro – emprega cerca de 200 pessoas entre executivos, técnicos e colhedores de uva. Já neste ano, parte das uvas será armazenada em uma ampla câmara fria construída na propriedade para permitir a comercialização durante o período de Natal e ano novo, quando a oferta dessa fruta é reduzida na Europa.

Dobrando a área

Como resultado da associação com um empresário italiano, Silvestre Ferreira está dobrando a área que cultiva com uvas de mesa. "Temos muito a fazer por aqui", diz. Ele levanta de madrugada para percorrer os parreirais, orienta os trabalhadores, reúne-se várias vezes ao dia com técnicos para examinar a produção. Quase todas as semanas viaja para um país da Europa, onde mantém contatos com compradores de uva e fornecedores de materiais, além de visitar feiras especializadas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]