• Carregando...

Ao lançar as novas notas de R$ 20 e R$ 10 da segunda família do real, o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, traçou um cenário otimista para economia brasileira. Ele afirmou que os dados de junho já apontam uma queda da inadimplência nos atrasos entre 15 e 90 dias e acima de 90 dias.

Tombini disse que os efeitos da política monetária (cortes na taxa Selic) ainda não surgiram efeito pleno na economia brasileira. Também voltou a reafirmar que, no final deste ano e início de 2013, a economia brasileira vai crescer 4% em termos anualizados.

Tombini destacou também o crescimento da renda e do emprego, que vão manter o mercado interno aquecido. Ainda segundo ele, com as medidas adotadas pelo governo o crédito crescerá moderadamente.

O presidente do Banco Central disse, porém, que o cenário externo continua "desafiador", com crescimento moderado da economia americana, desaceleração da economia chinesa e crise na Europa. "O Brasil está preparado para enfrentar esse cenário adverso", afirmou Tombini, lembrando o relatório do FMI, divulgado na semana passada, que aponta nesse sentido.

Ele também listou entre as medidas o nível de reservas internacionais. No discurso, afirmou ainda que a inflação está sob controle, e que depois de ter atingido o pico de 7,3% em setembro de 2011 baixou para 4,9% no mês passado. Tombini destacou que o processo de queda de infração deve continuar motivado também pela crise internacional.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]