i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Erro automático

De novo, celulares mudam sozinhos para horário de verão; veja como arrumar

    • Gazeta do Povo
    • 03/11/2019 09:33
    De novo, celulares mudam sozinhos para horário de verão; veja como arrumar
    | Foto: BigStock

    Na virada de sábado para domingo, pela segunda vez em duas semanas, celulares que rodam na plataforma Android adiantaram uma hora automaticamente em todo o Brasil. O horário de verão foi extinto por decreto do presidente Bolsonaro, em abril deste ano.

    O erro acontece justamente no dia em que 5 milhões de estudantes brasileiros realizam as primeiras provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vão precisar ficar de olho no horário.

    O problema estava previsto pelo Google. No blog da empresa no Brasil, um post de 18 de outubro já avisava que o fim do horário do verão impactava “diretamente no Banco de Dados Global da IANA (em português, Autoridade para Atribuição de Números de Internet), que é utilizado por smartphones e dispositivos eletrônicos para garantir que você esteja sempre na hora certa, onde quer que esteja".

    Segundo o Google, alguns celulares possivelmente não tinham a informação necessária para evitar que o relógio dos aparelhos fosse alterado automaticamente como se o horário de verão ainda estivesse valendo.

    O problema pode ser resolvido manualmente. Basta seguir esse passo-a-passo.

    1. Entre no menu Configurações e procure o item chamado “Sistema”, depois, escolha “Data e Hora” ou algo similar (em alguns aparelhos talvez não seja necessário passar pelo menu “Sistema”). 
    2. Desative as opções “Data e hora automáticas” e “Fuso horário automático”.
    3. Configure manualmente o horário correto.

    O fato de a mudança automática ter acontecido em dois finais de semana seguidos está relacionado, segundo o Google, à mudança da regra do início do horário de verão, no ano passado, de 20 de outubro para 3 de novembro.

    Caso o telefone não tenha sofrido nenhuma alteração de horário nessas duas datas, isso significa que o aparelho já foi atualizado pelos fabricantes ou, então, está seguindo as regras de rede da sua operadora (elas usam as antenas para enviar informações como a hora certa, por exemplo).

    Para os celulares que tiveram a mudança automática, a dica do Google é manter as configurações manuais até 16 de fevereiro de 2020, que seria a data de fim do horário de verão.

    2 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
    Use este espaço apenas para a comunicação de erros
    Máximo de 700 caracteres [0]

    Receba Nossas Notícias

    Receba nossas newsletters

    Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

    Receba nossas notícias no celular

    WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

    Comentários [ 2 ]

    O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

    • D

      David de Carvalho

      ± 0 minutos

      Isso é culpa do foro de São Paulo, com certeza.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • N

        Neto

        ± 16 horas

        Horário de Verão? Como diria Galvão, acabbbooouuuuu, acaboouuuuu, acabbbooouuuuu !!!

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        Fim dos comentários.