Vence hoje o prazo para pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) com desconto em Curitiba. A bonificação dada pela prefeitura para quem opta por quitar o tributo à vista é de 5%. A outra opção é fazer o pagamento em até 10 vezes. O porcentual de desconto é o mais baixo dos últimos quatro anos. Em 2004 ele foi de 8,5%. Chegou a 20% em 2005 e caiu para 7% no ano passado.
Segundo a secretaria de finanças do município, o porcentual é suficiente para incentivar os contribuintes que podem e querem pagar em parcela única, sem prejudicar aqueles que preferem pagar parcelado a grande maioria dos contribuintes. Em média, apenas três em cada dez curitibanos paga à vista. De acordo com o secretário de finanças, Luiz Eduardo Sebastini, o desconto segue a inflação estimada para 2007, entre 3% e 4%.
Para os curitibanos, o imposto IPTU ficou 3% mais caro neste ano. O porcentual vale para 365 mil imóveis. Outros 115 mil tiveram correção inferior, devido à desvalorização imobiliária. Já para outros 7 mil, que tiveram a área construída aumentada, o porcentual foi maior.
O aumento segue a variação da inflação medida pelo Índice de Preços ao consumidor Amplo (IPCA), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Nos acumulado dos últimos 12 meses (janeiro de 2006/07), o IPCA subiu 2,99%.
Os carnês para pagamento do tributo já foram enviados pelo correio para a casa dos contribuintes. Quem não recebeu ou perdeu o boleto pode retirar uma segunda via no preio central da prefeitura, no Centro Cívico, nas Ruas da Cidadania ou pela internet (www.curitiba.pr.gov.br).
Veículos
No caso do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), o pagamento com desconto de 15% começou no dia 5 e varia conforme o último número da placa do carro. Hoje vence o prazo para o final 6. Na terça-feira é a vez das placas com final 7 e assim sucessivamente.
A partir de 5 de março termina o prazo para pagamento do imposto com bonificação de 5%, ou então para pagar a primeira parcela (para quem opta pelo parcelamento). A alíquota de IPVA varia entre 1% e 2,5% do valor de mercado do veículo.



