Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Mercado de trabalho

Desemprego fica estável no terceiro trimestre

Apesar da criação de 217 mil novas vagas no período, houve recuo dos postos de trabalho com carteira assinada no setor privado

 |

A taxa de desemprego no país ficou estagnada em 6,8% na passagem do segundo para o terceiro trimestre deste ano, segundo os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua divulgados ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado foi ligeiramente menor que o registrado no mesmo período do ano passado, quando a taxa de desocupação foi de 6,9%. O mercado de trabalho criou 217 mil novas vagas no terceiro trimestre, mas houve piora na qualidade do emprego. O número de postos de trabalho com carteira assinada no setor privado recuou pela primeira vez na pesquisa, iniciada em 2012. A queda equivale à extinção de 227 mil empregos formais, sendo a região Sudeste responsável por 84% dessas vagas eliminadas. "Isso chama atenção porque 52% do emprego com carteira vêm do Sudeste. Então mostra que a queda foi mais acentuada nessa região", apontou Cimar Azeredo, coordenador de Trabalho e Rendimento do IBGE.

Por outro lado, em relação ao terceiro trimestre de 2013, o emprego com carteira assinada aumentou 2,9%, com 1,017 milhão de vagas formais a mais em um ano. A inatividade acompanhou o salto. O total de inativos no país aumentou 2,8%, com a saída de 1,758 milhão da força de trabalho. O movimento tem se dado de forma mais intensa na região Sudeste, onde ficam três das seis regiões metropolitanas que integram a Pesquisa Mensal de Emprego,também do IBGE.

Região

O Sudeste foi responsável por 77% desse contingente que deixou o mercado de trabalho no terceiro trimestre deste ano. Para especialistas, o aumento da inatividade na região tem sido causado por uma atividade econômica local mais fraca em comparação à de outras regiões. No Nordeste, cuja economia tem crescido de forma mais rápida, o número de inativos até diminuiu. "Isso pode estar relacionado com o fato de o Sudeste ter uma concentração maior da indústria, setor que apanhou mais no último ano", avaliou o economista Bruno Campos, da LCA Consultoria Integrada.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.