• Carregando...

A taxa de desemprego no país em janeiro ficou em 5,4%, segundo a Pesquisa Mensal de Emprego, divulgada ontem pelo IBGE. O percentual subiu em relação a dezembro, quando foi de 4,6%, e ficou levemente abaixo do de janeiro de 2012 (5,5%). Na região metropolitana de Curitiba, onde o índice é monitorado pelo Ipardes, o resultado ficou abaixo da média nacional: 4,8%.

Nas seis regiões pesquisadas pelo IBGE (que não incluem a capital paranaense), o rendimento médio real da população ocupada ficou em R$ 1.820, estável em comparação a dezembro. Em relação a janeiro do ano passado, cresceu 2,4%.

O que surpreendeu na pes­quisa foi o aumento de 23% no número de desocupados na região de São Paulo. "A desocupação em São Paulo aumentou expressivamente. A gente vai ter que esperar o mês de fevereiro ou março para entender o que levou essas pessoas a irem em busca de trabalho em janeiro", explica Cimar Azeredo, coordenador de Trabalho e Rendimento do IBGE.

Curitiba

O índice de desemprego em Curitiba, de 4,8%, superou o de dezembro, quando foram registrados 3,2% na RMC e 4,6% no país. Daniel Nojima, diretor do Centro Estadual de Estatística do Ipardes, explicou que o aumento obedece a um movimento sazonal de início de ano, que se confirmou para a maioria das demais regiões metropolitanas pesquisadas. Em termos de rendimento médio real do trabalho, a RMC alcançou, em janeiro, R$ 1.946,20, 2,8% maior em comparação com o mês anterior.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]