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 | Antônio Costa/ Gazeta do Povo
| Foto: Antônio Costa/ Gazeta do Povo

A filial de Curitiba da Mandic – empresa que é referência em soluções inovadoras para e-mail – passou a responder por 13,5% do faturamento total em pouco mais de dois anos de operação. "Curitiba é uma das cidades que vêm se destacando como um novo destino para as empresas investirem no Brasil", ressalta Aleksandar Mandic, dono da companhia que dobrou de tamanho no último ano e soma mais de 400 mil usuários.

Super-gelada

As prateleiras do Paraná começam a receber as primeiras garrafas e latas da Antarctica Sub Zero. A nova cerveja é um dos primeiros produtos desenvolvidos a partir da fusão da InBev com a Anheuser-Busch, que ocorreu no ano passado. A fabricação da Sub Zero usa a tecnologia de filtragem dupla em temperatura negativa (-2ºC). De acordo com o fabricante, essa técnica aumentaria o poder de frescor da bebida, além de conferir mais suavidade ao seu sabor e textura.

Vendida em São Paulo e Minas Gerais desde julho, a Sub Zero também é um raro lançamento da AmBev (divisão nacional da AB InBev) no mercado de cervejas pilsen, o mais popular do país – ultimamente a gigante das bebidas jogava mais fichas na divisão premium.

Economia em caracteres

O Twitter não para de ganhar importância no mundo do marketing corporativo. No Paraná, a concessionária Niponsul, da Honda, e a rede de hotéis Mabu aderiram recentemente ao portal de microblogs. A loja de veículos pretende usar a comunidade para divulgar promoções e benefícios exclusivos. "Percebemos que 80% dos clientes começam a pesquisar seu próximo carro no meio on-line", explica o gerente comercial da Niponsul, Pedro Colares. O endereço é www.twitter.com/niponsul

As novidades e eventos dos hotéis Mabu em Curitiba e Foz do Iguaçu também poderão ser conferidos na rede social – em 140 caracteres, claro. O endereço é www.twitter.com/hoteismabu

Armazenagem terceirizada

A Guarde Aqui Self Storage, especializada em armazenagem de móveis e documentos, prepara-se para montar uma operação em Curitiba. A empresa, que já possui três unidades em São Paulo, está interessada em um terreno no bairro Guaíra e o negócio deve ser fechado dentro de 30 dias. O Self Storage nasceu na década de 1950 e é um conceito muito difundido nos Estados Unidos. O modelo surgiu das necessidade de espaços extras para empresas e condomínios que precisavam de soluções mais sofisticadas de armazenagem do que os tradicionais sistemas de guarda-móveis. Além de Curitiba, a empresa estuda a entrada em Belo Horizonte.

Excursão de negócio

Em tempos de retomada nas vendas, lojistas do setor de materiais de construção do interior do Paraná e de Santa Catarina não querem deixar de conhecer as principais novidades do setor. Durante a Expocon 2009, 12ª Feira de Fornecedores da Construção Civil, que acontece de 21 a 24 de outubro, no Expotrade, em Pinhais, região de Curitiba, boa parte dos 24 mil visitantes esperados virão do interior dos dois estados. Muitos se organizam em caravanas – estão confirmadas mais de 30 – para ver a feira e voltar no mesmo dia. A Expocon terá cerca de 100 indústrias expositoras de todo o Brasil.

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Comemoração em Santa Catarina

A curitibana Senzala Imóveis completou na semana passada 35 anos com um bom motivo para comemorar. Ela obteve a liberação ambiental para a cons­­trução de um resort em Santa Catarina, o maior empre­en­­dimento do qual a compa­nhia já participou. Pouco depois de receber a notícia, o presidente da imobiliária, Marcos Coutinho (foto acima), contou ao repórter Guido Orgis os detalhes do projeto e comentou como ele vê o mercado imobiliário de Curitiba.

Como é chegar aos 35 anos?

Chegamos muito bem, tocando o maior projeto da história da empresa. Estamos trabalhando em um empreendimento mui­to grande em Santa Catarina, a Quinta dos Ganchos, que vai ser o maior resort da América do Sul. Ele terá 8 mil casas, mil atra­­ques para barcos, quatro campos de golfe, shopping cen­­ter, entre outras coisas. Há pou­co saiu a liberação do Instituto Chico Mendes e, com ela, va­­mos pedir o alvará para o início das obras no ano que vem.

Como foi a organização do negócio?

Fomos contratados por um grupo de empresas da Espanha há quase três anos para fazer as aquisições das áreas, que somam 1,2 mil hectares, e correr atrás das liberações, o que exigiu muito trabalho em Brasília e em Santa Catarina. A ideia é deixar tudo pronto para 2014, que é o ano da Copa do Mundo. É um projeto único, que vai levar um investimento de R$ 2,5 bilhões a Santa Catarina. Passamos quase um ano negociando em Governador Celso Ramos, cidade onde vai ficar o resort, e depois fizemos a parte documental.

E foi possível tocar outros projetos ao mesmo tempo?

A concentração maior hoje é nesse empreendimento, mas não paramos outros projetos. Participamos, por exemplo, de alguns desvios ferroviários para um porto seco de contêineres em São Francisco do Sul e de uma ampliação, também de porto seco, em Paranaguá.

O mercado ficou mesmo inflacionado em Curitiba?

O mercado imobiliário entrou em uma fase nova com a vinda de empresas de fora na última década. Sem muito conhecimento do mercado, elas pagaram valores elevados para adquirir espaços na cidade, o que inflou os preços. Hoje você não compra nada com menos de R$ 3 mil, R$ 4 mil o metro quadrado.

Como está a área de locação?

Temos hoje quase mil imóveis em carteira. Agora vamos fazer uma campanha em parceria com a Bergerson Presentes e vamos montar uma estratégia para expandir a carteira em 50 a 100 imóveis por mês. Até o fim de 2010 podemos chegar a 1,5 mil ou até 2 mil imóveis alugados.

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