• Carregando...

A inadimplência com cheques no país foi de 1,85% em janeiro, o menor patamar registrado em 16 meses, de acordo com o indicador da Serasa Experian divulgado ontem. Considerando-se apenas os meses de janeiro, o nível de cheques sem fundo é o menor desde 2005 (1,53%). Ao todo, foram compensados 90,59 milhões de cheques e devolvidos 1,67 milhão no primeiro mês deste ano.

No ano passado, com os efeitos da crise econômica mundial, o número de cheques devolvidos havia atingido 2,29%. Segundo os economistas da Serasa Experian, a retomada do crescimento econômico, especialmente a partir do segundo semestre de 2009, e o aumento do nível do emprego e da renda têm contribuído para a redução da inadimplência dos consumidores e das empresas.

Outro motivo apontado pelos analistas é a normalização do mercado de crédito, o que reduz o papel do cheque como alternativa de financiamento.

Em janeiro, o Amapá foi o estado com maior porcentual de cheques devolvidos (11,93%), en­­quanto São Paulo apresentou o menor índice (1,41%). No Paraná, o nível ficou em 1,75%.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]