• Carregando...
Dilma Rousseff
Com base em dados do Fundo Monetário Internacional (FMI), Dilma também afirmou que “os países do Brics representarão entre 35% e 40% do PIB global em 2028| Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Ao discursar na Cúpula Mundial de Governos, em Dubai, a presidente do Banco do Brics, Dilma Rousseff, disse que o poder dos países que compõem o bloco “tem crescido rapidamente” e afirmou que a participação do bloco no PIB mundial já superou a participação do países do G7.

“O poder dos países do Brics têm crescido rapidamente, o que é uma boa base para entender a força que apoia o multilateralismo. Medindo pela paridade do poder de compra, os países do Brics já representam 31,5% do PIB global, superando os países do G7, que têm 30,8%”, afirmou Dilma nesta terça-feira (13).

O bloco é formado por Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia e Irã.

Com base em dados do Fundo Monetário Internacional (FMI), Dilma também afirmou que “os países do Brics representarão entre 35% e 40% do PIB global em 2028, enquanto a participação do G7 cairá para 27,8%”.

“Mesmo com dificuldades relacionadas à injusta ordem financeira internacional e do grande endividamento dos países em desenvolvimento, os números do Fundo Monetário Internacional são uma boa ilustração desta nova tendência”, declarou.

No mesmo evento, a diretora do FMI, Kristalina Georgieva, disse temer os efeitos de uma guerra prolongada entre Israel e os terroristas do Hamas, porém, se mostrou confiante em uma “aterrissagem suave” da economia mundial.

“Espero ver em meados do ano as taxas de juros caminhando na direção que a inflação tem seguido neste último ano [...] O que mais temo é um prolongamento do conflito porque o risco de ele se espalhar aumenta”, afirmou Georgieva.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]