• Carregando...

A presidente Dilma Rousseff manifestou ao ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, preocupação sobre como será conduzido o processo de retomada das vendas de novas linhas das três maiores operadoras de telefonia móvel do país: TIM, Oi e Claro.

De acordo com o relato do ministro, que esteve reunido nesta terça-feira (24) com Dilma no Palácio da Alvorada, a presidente aprovou a medida tomada pela Anatel, mas pediu que a "saída" desse processo seja "bem trabalhada".

Cada uma das três empresas está proibida de vender novos chips em um Estado desde ontem. As empresas foram proibidas de comercializar novos pacotes de dados e voz devido à baixa qualidade dos serviços prestados aos clientes, segundo a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).

"A única preocupação que ela manifestou foi a de que nós temos uma medida que foi adotada e temos que trabalhar bem o processo de saída disso. 'Como é que nos vamos fazer pra sair?' E eu falei: 'Nós não vamos resolver isso em 15 dias, mas nós achamos que num um prazo de 15 dias é possível ter um plano, ter compromissos públicos que sinalizem pra solução desses problemas'. E aí autorizamos a vender os chips, as novas linhas, condicionando ao cumprimento desses compromissos", explicou o ministro Paulo Bernardo.

Ele fez questão de destacar que o governo não vai esperar que todas as operadoras apresentem um plano para então liberá-las, todas juntas, da proibição das vendas.De acordo com o ministro, a empresa que apresentar o plano antes, será liberada primeiro.

"Quem for mais rápido e apresentar compromissos e apresentar solução, vai ser liberado. Não quer dizer que nós temos que liberar todo mundo junto. Ou que uma vai ter que ficar esperando a outra pra ter sua situação resolvida. Nós não vamos tratar todo mundo igual", disse Paulo Bernardo.

O ministro voltou a dizer que o governo não está com pressa nesse episódio. Afirmou ainda que quem precisa se apressar são as empresas. "Vamos continuar fazendo as negociações e as empresas serão liberadas à medida em que os compromissos que elas assumirem forem aprovados."

Paulo Bernardo garantiu ainda que assim que as operadoras entregarem seus planos de investimento - e, consequentemente, as vendas forem retomadas -, o governo tornará públicos os dados apresentados para que o consumidor possa fazer um acompanhamento dos serviços e dos compromissos assumidos.

"O público vai poder fazer também o acompanhamento [dos planos] porque nós vamos colocar no site da Anatel os compromissos que as empresas vão assumir", assegurou Paulo Bernardo.

De acordo com o ministro, o governo não vai esperar que as empresas resolvam "todos os problemas" para autorizar a retomada das vendas.

"Isso com certeza vai levar meses", disse.Segundo Paulo Bernardo, a liberação será autorizada conforme forem entregues planos de compromisso das operadoras. "A ideia é autorizar a venda e continuar acompanhando e fiscalizando."

Durante a reunião, o ministro também conversou com a presidente Dilma sobre um decreto para a área de radiodifusão e TV por assinatura.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]