• Carregando...
Samek, diretor da Itaipu, faz palestra para executivos amanhã | Rodolfo Bührer/ Gazeta do Povo
Samek, diretor da Itaipu, faz palestra para executivos amanhã| Foto: Rodolfo Bührer/ Gazeta do Povo

O consumo ficou estagnado por praticamente um ano, as chuvas encheram os reservatórios e, ainda que aos trancos e barrancos, novas hidrelétricas vêm sendo liberadas e construídas. Essa combinação de fatores deveria assegurar a tranquilidade do abastecimento de energia elétrica agora que o país voltou a crescer em ritmo acelerado. Mas a confiança de grandes e pequenos consumidores tem sido testada nos últimos tempos, por eventos como as conturbadas negociações com o Paraguai, sócio do Brasil na hidrelétrica de Itaipu, o blecaute que atingiu 18 estados em novembro do ano passado e os "miniapagões" que deixaram várias cidades brasileiras sem luz neste verão.

Os desafios e os riscos do sistema elétrico brasileiro serão abordados amanhã, na primeira edição do Papo Financeiro – um novo ciclo de debates promovido pelo caderno de Economia da Gazeta do Povo, com patrocínio da Caixa Econômica Federal e apoio da Câmara Americana de Comércio (Amcham). O convidado desta sexta-feira será o diretor-geral do lado brasileiro de Itaipu, Jorge Samek, que falará a executivos de algumas das maiores empresas do Paraná.

No evento, Samek deve apontar as perspectivas para a oferta de energia e o crescimento econômico em 2010, e dar sua opinião sobre as fragilidades que especialistas veem no sistema elétrico nacional. E provavelmente abordará as negociações sobre a tarifa de Itaipu, nas quais o Brasil se comprometeu a elevar de US$ 120 milhões para US$ 360 milhões o valor anual pago ao Paraguai pela "cessão da energia excedente". A proposta, que tende a encarecer o custo da energia no mercado brasileiro, está no Congresso desde novembro, mas até agora não foi debatida.

Plena carga

Depois de recuar 0,7% em 2009, principalmente em razão da retração da indústria, o consumo de eletricidade está quase 12% maior neste ano, segundo o Operador Nacional do Sistema (ONS). Embora tenha crescido em março, a participação da energia de Itaipu no Sistema Interligado Nacional (SIN) foi reduzida após o apagão de novembro, caindo dos 18% habituais para menos de 14% mais recentemente.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]