• Carregando...

A disputa política na Receita Federal impediu o ministro da Fazenda, Guido Mantega, de definir o nome do substituto da secretária Lina Vieira. Os superintendentes - que ocupam postos-chave - resistem a nomes que não sejam dos quadros da Receita, como o do presidente do INSS, Waldir Simão, e tampouco de funcionários ligados ao ex-secretário Jorge Rachid. Existia ainda a alternativa de colocar o secretário executivo, Nelson Machado, mas ele não quer comandar a Receita. Sem alternativa no momento, Mantega indicou como interino o secretário adjunto, Otacílio Cartaxo.

O desfecho para a crise acontecerá somente após o período de férias de Mantega, no dia 26. A dificuldade do ministro para conduzir o processo de substituição de Lina contrariou o Planalto. Há tempos, segundo fontes do governo, Lula manifestou insatisfação com o desempenho de Lina e demonstrou preocupação com as sucessivas quedas na arrecadação.

Lula esperava que o ministro tivesse um nome para substituí-la. "Não sei se ele já apresentou. Mas, na hora que você tira alguém tem de ter alguém para colocar no lugar imediatamente, só isso" disse minutos antes de uma reunião com Mantega.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]