• Carregando...

Rotina de supermercado cansa. Fazer lista de compras, dirigir, procurar vaga no estacionamento, enfrentar longos corredores, domar o carrinho, escolher as frutas e verduras, empacotar tudo, pesar tudo. Isso sem contar a fila do caixa, e aquele probleminha na registradora que só acontece na sua vez de pagar. Cansa só de pensar.

Mas é cada vez maior o número de pessoas – principalmente mulheres – que utilizam a internet para driblar esta maratona. Com alguns cliques, é possível pedir tudo o que se precisa sem sair de casa – do material de limpeza até frutas, verduras e carnes. Em Curitiba, dois supermercados oferecem o serviço de compras online. No Pão de Açúcar, que é pioneiro no segmento no Brasil – o primeiro site, chamado "Amélia", foi lançado há 10 anos –, o faturamento cresce na média de 30% ao ano. No Mercadorama, que está há quase três anos no negócio, o aumento nas vendas foi de 20% até novembro, e a expectativa é que ele chegue a 30% no ano, na comparação com 2005.

"As pessoas usam muito por comodidade e também porque hoje as mulheres estão trabalhando muito", conta o diretor regional do Pão de Açúcar no Paraná, Wilson Toledo. Ele lembra que as mulheres são 70% das clientes do serviço online. "Também temos muitos pais de outras cidades e estados cujos filhos estudam em Curitiba, e que fazem a compra e mandam entregar na casa do filho", diz Toledo. Segundo ele, é comum ainda o caso de clientes que fazem a compra para os pais que já são idosos e não têm mais condição de ir sozinhos ao mercado.

A analista de sistemas Christiane Patruni, por exemplo, faz o supermercado pela internet há cinco anos, e já usou tanto os serviços do Pão de Açúcar quanto do Mercadorama. "Eu trabalho muito e fico muito ausente de casa. Vou ao mercado somente em algumas oportunidades. Mas para a ‘compra do mês’ é extremamente mais prático fazer pela internet."

Christiane conta que não só o tempo dentro do mercado é economizado, mas também os minutos gastos para fazer a lista de compras. "Dá para aproveitar a lista que você cria anteriormente. Eu já tenho salvas listas de compras mensais, quinzenais e eventuais", afirma. De vez em quando, caso algum produto não esteja disponível, ela somente atualiza a lista de acordo com o estoque do mercado – isso tudo com alguns cliques no mouse durante o horário do trabalho. "Se é pouca coisa, em cinco minutos eu faço a compra do mês."

Depois que o pedido é feito, um funcionário do supermercado faz exatamente aquele trabalho cansativo de escolher os produtos. No Pão de Açúcar Delivery, que recebe cerca de 800 pedidos – pela internet ou telefone – por mês em Curitiba, 12 pessoas trabalham no departamento, que fica dentro da loja da Av. República Argentina, no bairro Água Verde. No Mercadorama, 13 pessoas trabalham em duas lojas que têm seções de vendas online. "Uma loja atende a região Norte e outra a região Sul", conta o diretor da divisão de especialidades da rede, Alexandre Massagardi.

A entrega é feita em casa, no máximo no dia seguinte, no horário estipulado pelo cliente, mediante o pagamento de uma taxa que varia de R$ 1,95 a R$ 7,00 dependendo da rede, do valor da compra e da urgência na entrega.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]