O Ministério Público Federal ofereceu denúncia contra duas organizações criminosas ligadas à Cervejaria Schincariol por sonegação de impostos. Foram denunciadas 78 pessoas, entre elas diretores e ex-diretores da Schincariol, pelos crimes de formação de quadrilha, corrupção ativa e passiva e falsificação de documentos.
Também foram denunciados donos, empregados e colaboradores de distribuidoras; diretores de empresas fornecedoras de insumos; fiscais da Receita Estadual (RN, AL, GO, RJ); donos de empresas que simulavam a compra de insumos; entre outros.
Uma das quadrilhas sonegava impostos na distribuição de produtos da cervejaria, declarando um valor inferior ao que de fato era comercializado. A diferença era remetida à Schincariol, em espécie, sem declarar.
A outra quadrilha sonegava na compra de matéria-prima, a partir de notas fiscais emitidas por fornecedores da cervejaria em nome de empresas fantasmas.
Após a análise de todo o material apreendido em 12 estados brasileiros no dia 15 de junho do ano passado, o MP Federal entregou a denúncia à Justiça Federal de Itaboraí que, assim que recebê-la, determinará o início da ação penal, informa o Ministério Público. O processo corre em segredo de justiça.