• Carregando...

O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, considerou que a "Alemanha precisa continuar sendo a âncora de uma divisa forte no centro de uma zona de estabilidade monetária e em uma economia da zona do euro competitiva e dinâmica".

Em um artigo de opinião publicado nesta quarta-feira (29) na revista alemã "Die Zeit", Draghi disse que "apenas uma união monetária e econômica mais forte podem proporcionar isto".

"Esta nova arquitetura não requer primeiro uma união política", ressaltou o presidente do BCE.

Draghi acrescentou que "o BCE fará tudo que for necessário para garantir a estabilidade de preços. Permanecerá independente e sempre atuará dentro dos limites de seu mandato"·

"Deve entender-se que cumprir com nosso mandato algumas vezes requer ir á frente das ferramentas de política monetária", escreveu Draghi.

Acrescentou que "quando os mercados estão fragmentados ou influenciados por temores irracionais, nossos sinais de política monetária não chegam aos cidadãos da zona do euro".

"Temos que regular essas obstruções para assegurar uma política monetária única e, além disso, a estabilidade de preços para todos os cidadãos da zona do euro", segundo Draghi.

"Isto pode requerer algumas vezes medidas excepcionais. Mas é nossa responsabilidade, como banco central da zona do euro em seu conjunto", salientou.

"O BCE não é uma instituição política. Mas está comprometida com suas responsabilidades como uma instituição da União Europeia. Como tal, nunca perdemos a visão de nossa missão para garantir uma divisa estável e forte", segundo o presidente da entidade monetária.

"O que necessitamos é um esforço gradual e estruturado para completar a união econômica e monetária. Isto proporcionaria finalmente ao euro os fundamentos estáveis que merece, concluiu".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]