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Daqui a algumas semanas, quem passar pelo cruzamento das ruas Chile e Alferes Poli, no bairro Água Verde, em Curitiba, correrá o risco de levar um susto e pensar que voltou ao passado. É nessa esquina que será instalada a nova loja da farmácia Minerva – tradicional marca paranaense extinta no fim dos anos 90, quando foi comprada pela Drogamed, que então se tornou a maior rede do Paraná.

Quem anunciou o renascimento da marca foi o novo proprietário da Drogamed, o peruano naturalizado brasileiro Hugo Rodríguez. Segundo ele, a inauguração da nova loja estava prevista para o próximo dia 29, aniversário da cidade, mas a estréia foi adiada para abril em razão de um atraso na liberação do "habite-se", documento que atesta que o imóvel foi construído de acordo com as exigências legais. Como o local foi tombado pelo patrimônio histórico, foi necessário solicitar um novo alvará de publicidade.

Na seqüência, outras quatro ou cinco lojas da Drogamed em Curitiba vão mudar de bandeira, passando a funcionar sob o nome Minerva. Uma delas será a que fica na esquina da Alameda Dr. Muricy com o calçadão da Rua XV de Novembro, no centro da cidade. Antes da venda para a Drogamed, em 1998, essa loja já pertencia à Minerva. O mesmo processo deve ocorrer em cidades do interior que já tiveram filiais da antiga rede.

O relançamento da Minerva é uma das estratégias de Rodríguez para reerguer a Drogamed, que vem dando prejuízo desde que foi comprada pelo grupo chileno Fasa, em 2000. Com o objetivo de sanear as dívidas e recuperar a empresa, o executivo – que ocupava o posto de diretor-presidente da Drogamed desde meados de 2004 – adquiriu 100% de seu controle acionário no fim de janeiro.

"A Minerva é uma marca muito arraigada no coração dos paranaenses, e sempre foi conhecida pelo bom atendimento e pela grande variedade de medicamentos. Se a pessoa procurasse por um remédio em toda a cidade, sem sucesso, acabaria encontrando na Minerva", lembra o executivo. "Com o relançamento da marca, queremos retomar essas mesmas características." Em outras palavras, as lojas da nova marca vão priorizar a venda de medicamentos, e não de artigos de perfumaria, cosméticos ou conveniências.

Esse seria, segundo Rodríguez, um diferencial interessante para que a rede Drogamed fuja da guerra de preços que tomou conta do varejo farmacêutico curitibano nos últimos tempos – e que colaborou para que a rede afundasse ainda mais no atoleiro de dívidas em que se meteu. "Tivemos no ano passado a maior guerra de preços da história das farmácias de Curitiba. O desconto médio ao consumidor subiu de 15% para 28%. É ótimo para o cliente, mas como é que poderíamos continuar pagando as contas desse jeito?", pergunta o presidente da Drogamed.

Novo logotipo

Outra mudança promovida nas últimas semanas pelo novo proprietário é na logomarca da Drogamed. O retângulo com o desenho de um corpo humano – marca imposta pelos chilenos da Fasa que havia roubado o lugar da "corujinha" – foi agora substituído pela figura de um pinheiro, muito apropriada ao novo slogan que aparece sob o nome Drogamed: "100% paranaense". "É uma tentativa de mostrar que, agora, a operação é totalmente controlada por gente daqui", explicou Rodríguez.

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