• Carregando...

A Itaúsa, braço de investimentos do banco Itaú, fechou acordo nesta segunda-feira (22) para união da fabricante de pisos laminados Duratex e da produtora de painéis de madeira Satipel.

A empresa combinada será denominada Duratex e será a maior indústria de painéis de madeira industrializada do hemisfério sul e também a segunda maior produtora de louças sanitárias do Brasil, com uma receita bruta de 3,271 bilhões de reais, segundo números do final de 2008.

O acordo, acertado com a Companhia Ligna de Investimentos, controladora da Satipel, prevê a incorporação da Duratex, fabricante das louças Deca, pela produtora de painéis de madeira em uma operação baseada em ações.

"A associação... resultará na criação de uma empresa global, com ganhos de escala em mercados cada vez mais disputados", afirmaram as empresas em comunicado ao mercado.

Com a conclusão da operação, os controladores da Duratex terão 39,6 por cento da companhia combinada e os da Satipel ficarão com 17 por cento. A nova empresa será listada no Novo Mercado da Bovespa e terá free float acima de 40 por cento do capital.

De acordo com análise da Link Investimentos, a migração de Duratex para o Novo Mercado "é bastante positiva".

A Satipel vai emitir 348.785.970 ações ordinárias aos acionistas da Duratex. A relação de papéis a serem emitidos será de cerca de 3,05 ações para cada ordinária da Duratex detida pelos controladores e 2,54 ações por cada papel ordinário e preferencial da empresa em poder dos outros acionistas.

As relações de troca poderão ser ajustadas, a depender do resultado das "due diligences" em ambas as empresas.

Considerando os preços de fechamento da última sexta-feira, a proposta embute, no caso das ações preferenciais, um deságio de 25,5 por cento para os acionistas da Duratex. Já para as ações ordinárias da Duratex, o negócio representa um prêmio de 3,7 por cento aos controladores e um desconto de 13,6 por cento aos minoritários.

Diante da relação de troca apresentada, as ações ordinárias da Satipel eram as mais beneficiadas, com valorização de 25,9 por cento, a 7,05 reais, pouco depois às 11h53, mas com reduzido número e giro financeiro de negócios.

As ações preferenciais da Duratex recuavam 2,4 por cento, para 18,66 reais, enquanto as ordinárias disparavam 17 por cento, a 19,30 reais.

Em relatório, a Link observou que, dada a baixa representatividade da Duratex no portfólio de Itaúsa, o impacto na ação do braço de investimentos do Itaú deverá ser pequeno.

As empresas não divulgaram data prevista para a conclusão da operação. A Itaúsa informou que não espera efeitos relevantes em seus resultados por conta da transação.

A finalização do negócio depende de aprovação dos acionistas das duas companhias em assembleias e posterior aval dos órgãos de defesa da concorrência.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]