• Carregando...

A economia da Alemanha se contraiu em 0,2 por cento no quarto trimestre, com declínio nas exportações e no consumo privado, mostraram dados nesta sexta-feira, mas analistas disseram esperar que o motor de crescimento da Europa ganhe fôlego novamente neste ano.

Os investimentos, particularmente no setor de construção, foram um ponto de destaque.

Os dados sazonalmente ajustados da Agência de Estatísticas confirmaram estimativa preliminar e mostraram que o comércio exterior e o consumo privado subtraíram, respectivamente, 0,3 e 0,1 ponto porcentual do Produto Interno Bruto.

As exportações, em particular, caíram 0,8 por cento no quarto trimestre depois de crescerem 2,6 por cento nos três meses anteriores. Economistas atribuíram a queda à demanda mais fraca da zona do euro, em função da crise de dívida soberana.

Os dados do terceiro trimestre foram revisados para cima, passando a mostrar crescimento de 1,2 por cento no consumo privado, contra alta de 0,8 por cento informado originalmente.

Os números desta sexta-feira mostraram que os investimentos apoiaram a economia alemã no quarto trimestre, particularmente os investimentos em construção, que aumentaram 1,9 por cento, adicionando 0,2 ponto porcentual ao PIB.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]