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NOVIDADE | Mauro Campos
NOVIDADE| Foto: Mauro Campos

Mais de 1,5 mil funcionários devem ser contratados para trabalhar na nova fábrica de geladeiras e freezers da Electrolux em Curitiba.

40% é a participação da Electrolux no mercado de refrigeradores no Brasil, apenas 1 ponto porcentual abaixo da líder Multibrás, com 41%.

4 milhões de refrigeradores foram vendidos no Brasil em todo o ano passado. O número deve ser superado este ano.

Embalada pelo forte crescimento das vendas de eletrodomésticos no mercado brasileiro, a Electrolux planeja construir uma nova fábrica de geladeiras e freezers em Curitiba. Segundo uma fonte do setor industrial, as negociações da empresa com fornecedores de máquinas e equipamentos estão bastante avançadas, e o número de funcionários da nova unidade deve passar de 1,5 mil, podendo chegar a 1,8 mil. Atualmente, a Electrolux emprega cerca de 5 mil pessoas em todo o país – quase 4 mil em Curitiba, onde a multinacional sueca chegou há onze anos, com a compra da Refripar, fabricante da marca Prosdócimo.

Discretamente, a Electrolux tem feito consultas em busca de um terreno na capital. Isso indica que a nova fábrica dificilmente será construída em alguma das áreas que a empresa já ocupa na cidade. A assessoria de imprensa disse desconhecer o projeto de ampliação.

A companhia tem uma linha de produção de freezers e geladeiras no bairro Guabirotuba e uma fábrica de aspiradores e lavadores de alta pressão na Cidade Industrial de Curitiba (CIC). Além disso, a multinacional produz lavadoras de roupa, freezers e fogões em São Carlos (SP) e condicionadores de ar e fornos de microondas em Manaus (AM).

Bom momento

Quinta maior fabricante de eletrodomésticos do país, a Electrolux é a segunda colocada nas vendas da linha branca (fogões, freezers e geladeiras), e pretende ampliar sua capacidade de produção para aproveitar o melhor momento do mercado de eletrodomésticos desde o início do Plano Real. O racionamento de energia, em 2001, inaugurou uma recessão que só teve fim em 2005, quando os preços e as taxas de juros começaram a cair, acompanhados por uma melhora dos níveis de emprego e o rendimento do consumidor.

No ano passado, pela primeira vez na década, as vendas de refrigeradores ultrapassaram a marca de 4 milhões de unidades, número que deve ser superado neste ano. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o comércio de móveis e eletrodomésticos cresceu quase 17% de janeiro a julho, acima da expansão média de todo o varejo (14%). O avanço é o quarto maior entre os dez segmentos do comércio pesquisados pelo instituto, atrás de equipamentos de informática e escritório, materiais de uso pessoal e doméstico e veículos – que registram aumentos entre 23% e 24% em relação ao mesmo período do ano passado.

Crescimento

Dados da consultoria AC Nielsen mostram que a Electrolux tem crescido mais que a concorrência. Entre 2005 e 2006, sua participação nas vendas totais da linha branca passou de 27% para 33%, enquanto a líder Multibrás, dona das marcas Cônsul e Brastemp, recuou de 42% para 37%. Considerando-se apenas os refrigeradores, a fatia da marca sueca passou de 32% para quase 40% no período, enquanto a participação da Multibrás caiu de 44,5% para 41%.

Histórico

Fundada em 1919 na Suécia, a Electrolux chegou ao Brasil em 1926, com um escritório de vendas em São Paulo. A marca só se tornou um concorrente de peso no mercado de eletrodomésticos há 11 anos, quando comprou a paranaense Refripar, segunda maior fabricante de linha branca do país. A fábrica de aspiradores de pó, na CIC, foi inaugurada pouco depois, em 1999. De acordo com o anuário Maiores e Melhores, da revista Exame, a Electrolux é a 7.ª maior empresa do Paraná e 25.ª do Sul do país, com faturamento bruto de US$ 908,5 milhões (cerca de R$ 1,8 bilhão) em 2006.

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