Caso o Procon não solucione o problema, caso deve ser resolvido na Justiça
- RPC TV
O Procon do Paraná já realizou 1.131 atendimentos de consumidores descontentes com planos de saúde só nos oito primeiros meses de 2010. Ao contrário do informado anteriormente, nem todos os atendimentos resultam em uma reclamação, podendo apenas passar pelas fases de orientação ou informação ao consumidor. A maioria dos registros é sobre a dificuldade para conseguir liberação de exames e cirurgias.
A costureira Helena Jimenes paga um plano de saúde há 14 anos e quando precisou realizar um cateterismo o exame não foi liberado. Como o caso era urgente, o médico recomendou que ela utilizasse o Sistema Único de Saúde (SUS), segundo reportagem do telejornal ParanáTV 1ª edição, da RPC TV.
Caso parecido aconteceu com a filha da veterinária Elisabeth Roesner. A jovem precisava passar por uma cirurgia no joelho e o procedimento foi liberado pelo plano de saúde, mas os instrumentos para a intervenção cirúrgica não foram fornecidos. A família iniciou então uma correria para que a situação fosse regularizada a tempo da realização da cirurgia.
O Procon orienta que, inicialmente, o consumidor deve procurar os órgãos de defesa do consumidor solicitando a liberação do procedimento. Caso não seja resolvido o problema, a solução é buscar o Poder Judiciário.
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