A Embraer estuda a possibilidade de desenvolver novos jatos para o segmento de aviação executiva, setor em que começou a atuar com força a partir do ano passado. A companhia avalia ter dois espaços em sua linha de produtos entre as aeronaves de nove a 19 ocupantes.
- Temos dois gaps de produtos entre o Phenom 300 e o Legacy, e entre o Legacy e o Lineage - afirmou nesta segunda-feira o vice-presidente para Mercado de Aviação Executiva da fabricante brasileira, Luís Carlos Affonso.
- Estamos estudando a possibilidade de serem jatos totalmente novos ou derivativos (de aviões atuais da empresa).
O jato Phenom 300 é um avião de US$ 6,65 milhões para até nove passageiros e integra a nova família de jatos executivos da empresa que devem entrar em operação a partir de meados de 2008.
O Legacy é um modelo para até 16 passageiros que já vem sendo comercializado pela Embraer desde 2002. O Lineage, que tem preços a partir de US$ 40,95 milhões, é uma aeronave para até 19 passageiros, derivada da recém-lançada família 190, voltada para a aviação comercial.
Affonso acrescentou que a idéia da Embraer é que a primeira possível nova aeronave executiva seja lançada para atender o segmento entre o Phenom 300 e o Legacy.
- Haveria espaço para dois jatos entre 9 e 11 assentos.
O executivo afirmou que a Embraer continua com a meta de fazer o faturamento da aviação executiva atingir 20% da receita da empresa nos próximos cinco a dez anos, praticamente dobrando a participação atual.
- Mas eu estou bem otimista que estamos indo bem e hoje acredito que isso pode ser superado - disse Affonso.
A Embraer começou a atuar no segmento de aviação executiva em 2002, entregando até agora 80 jatos Legacy. Isso dá à empresa cerca de 13,5% de participação no mercado mundial de aviões executivos de médio porte, informou o executivo.
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