• Carregando...

O EMI Group, terceira maior gravadora do mundo, assinou contrato com a Microsoft para inserir videoclipes nos aparelhos portáteis de MP3 que a gigante do software pretende lançar em breve. Batizados de "Zune", os aparelhos vão concorrer no mercado dominado pelos iPods, da Apple.

A gravadora informou que acordo permite que trabalhos de artistas como a banda de rock alternativo dos Estados Unidos 30 Seconds To Mars e o grupo de eletro-pop Hot Chip sejam inseridos no player quando começar a ser vendido no fim deste ano.

A notícia afasta especulação publicada pela imprensa de que a Microsoft teria que adiar a introdução do recurso de vídeo no player Zune até depois do lançamento do portátil.

Fontes próximas das gravadoras, que já viram o novo player, disseram que a máquina tem compatibilidade com rede sem fio e recurso que permite compartilhamento de música entre usuários. Essa característica, especialmente, diferencia o dispositivo dos iPods.

- A Apple tem sido uma importante parceira na construção de um mercado de mídia digital, mas qualquer novo entrante sério nesse setor representa uma boa notícia para artistas e para a indústria - disse o vice-presidente-executivo da Virgin Records America, unidade da EMI, Jeff Kempler.

O iPod tem mais da metade do mercado de players de mídia digital, segundo a empresa de pesquisa NPD, enquanto o serviço iTune, também da Apple, tem participação de mais de 70% das vendas de canções online nos Estados Unidos.

A Universal Music, do grupo francês, Vivendi, informou que está negociando com a Microsoft sobre o Zune mas não deu mais detalhes. Representantes da Warner Music e da SonyBMG Music não puderam ser contatados.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]