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| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

Com o foco em desenvolver estratégias de marketing digital para pequenas e médias empresas, a agência curitibana Green Digital planeja dobrar de tamanho até o fim de 2016. O plano de expansão inclui conquistar o território norte-americano e ter dez franqueados em diferentes cidades do Brasil. As estratégias vieram do desejo da marca de aumentar as fontes de receitas para garantir a sua sustentabilidade financeira mesmo em momentos de crise.

A ideia de ir para os Estados Unidos pode, em um primeiro momento, parecer bastante ousada. Por lá, a área da comunicação digital está consolidada e há centenas de prestadoras de serviços, muitas reconhecidas internacionalmente. Mas esses fatos não assustam o diretor da Green Digital, Ney Queiroz de Azevedo, que viu no mercado norte-americano uma brecha para a agência curitibana.

A marca abriu em setembro deste ano um escritório em Miami para atender pequenas e médias empresas que demandam serviços digitais a um preço acessível. Segundo Queiroz, há poucas concorrentes que oferecem serviço especializado para companhias de menor porte. “Queremos ser uma agência global”, reforça Queiroz.

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Em dois meses de funcionamento no exterior, foram fechados cinco contratos para refazer sites, gerenciar redes sociais e implantar estratégias de Search Engine Optimization (SEO). Um cliente é de Miami e as demais contas são de outras regiões da Flórida.

O diretor da Green Digital explica que falar português é um diferencial no exterior. “Há muitas empresas estadunidenses que têm produtos no Brasil e querem uma agência que fale português para se aproximar do público”, conta. Além disso, ele afirma que vários empresários brasileiros atuam na Flórida, o que facilita na prospecção de novas contas.

Franquia

O plano de expansão da agência inclui também a adesão ao sistema de microfranquias home based. O modelo funcionará da seguinte forma: o franqueado será o responsável por fechar novos contratos e a Green Digital, em Curitiba, irá fazer toda a parte operacional, como criação de sites e campanhas de marketing na internet.

O franqueado irá trabalhar individualmente na busca de novos clientes, sem a necessidade de uma equipe ou área física. O capital inicial para adquirir a licença é de R$ 5 mil. O retorno do investimento acontece em até um ano e o contrato é válido por 24 meses. São cobrados royalties de meio salário mínimo por mês. A cada novo contrato firmado, cerca de 30% do valor fica para o franqueado.

O sistema foi lançado em setembro e já existem 20 pessoas interessadas das regiões Sul, Sudeste e Nordeste. No momento, a agência está fazendo a análise do perfil dos candidatos. Em janeiro, os selecionados devem começar a operar e o objetivo é ter pelo menos dez representantes espalhados pelo país.

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