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Com sede em um município com menos de 50 mil habitantes e uma equipe de 32 funcionários, a paranaense CDS Informática criou há sete anos um departamento de qualidade dentro da empresa para testar produtos e processos. A medida foi o pontapé inicial de uma série de boas práticas de gestão que foram implementadas ao longo do tempo para gerar competitividade ao pequeno negócio localizado em Cornélio Procópio, no Norte Pioneiro paranaense.

Além de trazer mais de 800 clientes, as práticas adotadas fizeram com que a empresa fosse reconhecida nacionalmente por sua excelência em gestão e capacidade de inovação. A CDS Informática venceu a edição 2015 do Prêmio Nacional de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas na categoria Serviços de Tecnologia da Informação (TI), maior premiação do gênero no país que anunciou os vencedores na semana passada, em Brasília.

O prêmio reconhece os pequenos negócios que adotam boas práticas de gestão. As empresas são avaliadas com base nos critérios do Modelo de Excelência da Gestão (MEG), da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), que leva em conta 13 fundamentos e oito critérios relacionados à administração.

O proprietário da CDS Informática, Carlos dos Santos, conta que até o início do ano passado sequer conhecia o prêmio e que a candidatura foi uma forma de ser reconhecido pelo que já fazem há anos. A preocupação com a administração sempre foi uma premissa da empresa, que começou com apenas dois computadores e um cliente.

Sem investidores ou aportes financeiros, os três proprietários – Carlos dos Santos, Leandro dos Santos e Dulce Romano, todos da mesma família -–sabiam que buscar as tecnologias mais modernas em softwares não seria suficiente para ganhar mercado. A aposta foi prestar um atendimento superior aos grandes players do mercado, se moldando à necessidade de cada cliente.

Para isso, tiveram que estabelecer processos de gestão bem delineados para ganhar em eficiência. Parte fundamental desse processo foi selecionar duas pessoas para dedicação exclusiva à qualidade dos processos e produtos. Essas pessoas cuidaram de engajar todos os funcionários da empresa na adoção das melhores práticas que resultassem, por exemplo, em um suporte mais rápido ao cliente – o tempo de espera caiu de até dois dias para menos de 24 horas. “É um trabalho de cultura organizacional”, diz Santos.

Na premiação, o fomento da liderança foi enfatizado como um grande diferencial da CDS Informática. O proprietário explica que todos os funcionários foram mobilizados a adotar os pilares de qualidade e excelência em gestão e que, com isso, a empresa ganhou muito mais em troca de conhecimento e informação. “As pessoas se preocupam mais em mostrar um relatório, discutir resultados”, conta Santos.

Outra vantagem competitiva que a gestão trouxe foi a possibilidade de moldar o produto oferecido a cada cliente em até 15 dias. “Procuramos desenvolver um versão melhorada do software a cada semana”, diz Santos, que mostra que a inovação está ao alcance dos pequenos negócios.

65,7 mil

micro e pequenas empresas de todo o país se inscreveram para a edição 2015 do MPE Brasil. Desses, saíram os dez ganhadores divididos em oito categorias e dois destaques. A lista completa está no site do prêmio.

O prêmio

O MPE Brasil 2015 – Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas reconhece empresas que adotam boas práticas de gestão que resultem em aumento da competitividade e capacidade inovadora. As empresas são avaliadas com base nos critérios do MEG da Fundação Nacional da Qualidade e os pequenos negócios com melhor desempenho recebem visita de avaliadores e são submetidas a uma banca técnica.

Inscrições abertas

As inscrições para o MPE Brasil 2016 estão abertas. Empresas de todo o Brasil podem participar em oito categorias: agronegócio, comércio, serviços de educação, indústria, serviços de saúde, serviços de tecnologia da informação, serviços de turismo, serviços e nos destaques de inovação e boas práticas de responsabilidade social. Para participar é necessário ter receita bruta anual de até R$ 3,6 milhões, ter completado pelo menos um ano fiscal de atividade, possuir domicílio no estado da respectiva inscrição e comprovar regularidade fiscal e estatutária. As inscrições são feitas através do site do programa.

MEG

O Modelo de Excelência da Gestão (MEG), criado pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), consiste em 13 fundamentos e oito critérios de gestão adaptáveis a empresas de qualquer porte e segmento para a administração de negócios sustentáveis e competitivos no mercado. O objetivo é estruturar todos os componentes de uma empresa sob a ótica de um sistema que demanda revisão constante para geração de resultados. No MEG, tudo começa pela liderança, que formula as estratégias da empresa com base nas expectativas dos clientes e da sociedade. As estratégias são colocadas em prática a partir do envolvimento das pessoas e dos processos na execução com excelência para geração de resultados.

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