Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Prêmio

Prêmio Bem Feito no Paraná exalta superação de empresas em cenário hostil

Premiação da Gazeta do Povo destaca oito casos de sucesso nas áreas da indústria, varejo e startups

Campeões do prêmio posam para a foto oficial:  exemplos de gestão e excelência profissional. | Henry Milléo/Gazeta do Povo
Campeões do prêmio posam para a foto oficial: exemplos de gestão e excelência profissional. (Foto: Henry Milléo/Gazeta do Povo)

Os ganhadores do prêmio Bem Feito no Paraná 2015 foram conhecido na noite desta quarta-feira (28), em Curitiba, durante evento de premiação na Universidade Positivo (UP). Em comum, as oito premiadas demonstraram que é possível obter bons resultados apesar do ambiente hostil para os negócios, com a economia andando de ré. São bons exemplos de gestão profissional e excelência nos ramos em que atuam.

“Esta edição mostra que dentro do nosso estado temos empresas e empresários na busca constante por soluções criativas e duradouras para manter seus negócios a pleno vapor, abrir novas oportunidades e manter o estado girando”, observa o diretor de jornalismo da Gazeta do Povo, Leonardo Mendes Júnior.

LISTA: Veja a lista completa de ganhadores do prêmio Bem Feito no Paraná

Na categoria indústria, foram vencedoras a Volvo do Brasil (grande porte), Vapza Alimentos (médio porte) e Ômega Sistemas (pequeno porte). No varejo de grande porte, incluindo comércio e serviços, o grupo Madero levou o primeiro lugar. No médio porte, a vencedora foi a Engevita Engenharia, e na varejo pequeno, a escola O Pequeno Polegar. Na categoria startups, a ganhadora foi a Beenoculus Tecnologia. E o prêmio especial de inovação em Recursos Humanos foi para a Tecnospeed Sistemas, de Maringá.

Volvo, O Pequeno Polegar e Tecnospeed emplacaram o bicampeonato da premiação em 2015. No ano passado, a fabricante de chassis de ônibus e caminhões foi a vencedora do prêmio especial de inovação. Desta vez, a empresa teve seus esforços reconhecidos ao superar um ano difícil, com queda de 50% na produção, ao mesmo tempo em que atingiu a marca de 300 mil veículos na planta de Curitiba. O planejamento estratégico, focado no médio e longo prazo, garante a estrutura da empresa para atender o mercado brasileiro, o segundo da marca, atrás apenas dos Estados Unidos.

A Tecnospeed, que no ano anterior já tinha vencido a categoria serviços de pequeno porte, é especializada na produção de softwares de gestão tributária, como notas fiscais eletrônicas (NF-e). Seus componentes estão presentes em mais de 150 mil companhias do país.

Já O Pequeno Polegar conquistou a mesma colocação pelo segundo ano consecutivo. Com mais de 30 anos de atividades nas áreas de educação infantil e fundamental, a empresa tem investido na profissionalização da gestão, sem esquecer de aprimorar métodos pedagógicos e a conexão entre pais, alunos e professores. “A forma de avaliação do prêmio deu mais credibilidade e força para que pudéssemos apresentar a nossa forma de gestão”, disse Haroldo Andriguetto Júnior, diretor da escola.

Inovação

Nesta edição do prêmio, 20 finalistas foram convidadas a defender seus modelos de gestão para uma banca de jurados formada por profissionais de mercado, imprensa e academia. As apresentações, acompanhadas por uma plateia formada por futuros administradores e gestores empresariais, foram realizadas na UP, parceira do projeto.

“Foi uma oportunidade ímpar de interação entre academia e mercado, algo que acreditamos ser um vetor positivo para o desenvolvimento do Brasil”, observa o professor de marketing Victor Domingues, um dos coordenadores do projeto.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.