• Carregando...
Campeões do prêmio posam para a foto oficial:  exemplos de gestão e excelência profissional. | Henry Milléo/Gazeta do Povo
Campeões do prêmio posam para a foto oficial: exemplos de gestão e excelência profissional.| Foto: Henry Milléo/Gazeta do Povo

Os ganhadores do prêmio Bem Feito no Paraná 2015 foram conhecido na noite desta quarta-feira (28), em Curitiba, durante evento de premiação na Universidade Positivo (UP). Em comum, as oito premiadas demonstraram que é possível obter bons resultados apesar do ambiente hostil para os negócios, com a economia andando de ré. São bons exemplos de gestão profissional e excelência nos ramos em que atuam.

“Esta edição mostra que dentro do nosso estado temos empresas e empresários na busca constante por soluções criativas e duradouras para manter seus negócios a pleno vapor, abrir novas oportunidades e manter o estado girando”, observa o diretor de jornalismo da Gazeta do Povo, Leonardo Mendes Júnior.

Alimentos, construção civil e startup são referência no Paraná

Leia a matéria completa

LISTA: Veja a lista completa de ganhadores do prêmio Bem Feito no Paraná

Na categoria indústria, foram vencedoras a Volvo do Brasil (grande porte), Vapza Alimentos (médio porte) e Ômega Sistemas (pequeno porte). No varejo de grande porte, incluindo comércio e serviços, o grupo Madero levou o primeiro lugar. No médio porte, a vencedora foi a Engevita Engenharia, e na varejo pequeno, a escola O Pequeno Polegar. Na categoria startups, a ganhadora foi a Beenoculus Tecnologia. E o prêmio especial de inovação em Recursos Humanos foi para a Tecnospeed Sistemas, de Maringá.

Volvo, O Pequeno Polegar e Tecnospeed emplacaram o bicampeonato da premiação em 2015. No ano passado, a fabricante de chassis de ônibus e caminhões foi a vencedora do prêmio especial de inovação. Desta vez, a empresa teve seus esforços reconhecidos ao superar um ano difícil, com queda de 50% na produção, ao mesmo tempo em que atingiu a marca de 300 mil veículos na planta de Curitiba. O planejamento estratégico, focado no médio e longo prazo, garante a estrutura da empresa para atender o mercado brasileiro, o segundo da marca, atrás apenas dos Estados Unidos.

A Tecnospeed, que no ano anterior já tinha vencido a categoria serviços de pequeno porte, é especializada na produção de softwares de gestão tributária, como notas fiscais eletrônicas (NF-e). Seus componentes estão presentes em mais de 150 mil companhias do país.

Já O Pequeno Polegar conquistou a mesma colocação pelo segundo ano consecutivo. Com mais de 30 anos de atividades nas áreas de educação infantil e fundamental, a empresa tem investido na profissionalização da gestão, sem esquecer de aprimorar métodos pedagógicos e a conexão entre pais, alunos e professores. “A forma de avaliação do prêmio deu mais credibilidade e força para que pudéssemos apresentar a nossa forma de gestão”, disse Haroldo Andriguetto Júnior, diretor da escola.

Inovação

Nesta edição do prêmio, 20 finalistas foram convidadas a defender seus modelos de gestão para uma banca de jurados formada por profissionais de mercado, imprensa e academia. As apresentações, acompanhadas por uma plateia formada por futuros administradores e gestores empresariais, foram realizadas na UP, parceira do projeto.

“Foi uma oportunidade ímpar de interação entre academia e mercado, algo que acreditamos ser um vetor positivo para o desenvolvimento do Brasil”, observa o professor de marketing Victor Domingues, um dos coordenadores do projeto.

Auditorias e interação do público aprimoram processo seletivo

Depois de ser publicada como uma série de reportagens na área de negócios em 2013, a iniciativa Bem Feito no Paraná, da Gazeta do Povo, foi formatada como prêmio empresarial no ano seguinte. Para viabilizar a avaliação das empresas, com critérios de mercado e técnicas acadêmicas de análise de gestão e desempenho, professores do curso de Administração da Escola de Comunicação e Negócios da Universidade Positivo assumiram a tarefa de elaborar os formulários usados para identificar as melhores práticas entre as concorrentes.

No segundo ano da parceria, o modelo da premiação foi mantido, com pequenos ajustes. Além de revisar os critérios, a análise dos resultados foi aprofundada. “As empresas mais bem posicionadas foram auditadas e/ou observadas para validação das respostas da primeira etapa”, observa o professor Miguel Massoni, um dos coordenadores do prêmio.

Outra mudança aprovada foram as apresentações dos cases pelas próprias finalistas para uma bancada de jurados formada por professores, profissionais de mercado e jornalistas de economia da Gazeta do Povo.

Vencedores

Conheça as empresas contempladas na edição de 2015 do Bem Feito no Paraná:

Indústria grande

Volvo do Brasil

Indústria média

Vapza Alimentos

Indústria pequena

Ômega Sistemas

Comércio e serviço grande

Madero

Comércio e serviço médio

Engevita Engenharia

Comércio e serviço pequeno

Escola O Pequeno Polegar

Startups

Beenoculos Tecnologia

Especial Inovação em RH

Tecnospeed

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]